Paulo Marcello

Paulo Marcello

Paulo Marcello

Benedito de Lira e Marx Beltrão vão disputar segundo voto para Senado em Alagoas

Renan Calheiros segue liderando intenções de voto segundo pesquisa da TDL

28/05/2018 15h03
Benedito de Lira e Marx Beltrão vão disputar segundo voto para Senado em Alagoas

Uma pesquisa de opinião pública, divulgada no último fim de semana, deixa a briga pela segunda vaga de Senador de Alagoas mais acirrada. À medida em que o início do prazo para registros de candidaturas vai se aproximando, no dia 10 de junho de 2018, os números começam a mudar e já existe um empate técnico entre o senador Benedito de Lira (candidato à reeleição) e o deputado Marx Beltrão (pré-candidato). 

A novidade é a presença de Rodrigo Cunha (PSDB) na pesquisa, após ter anunciado que vai concorrer ao Senado. Os números da TDL Pesquisa & Marketing trazem a liderança de Renan Calheiros (MDB), mas já é possível identificar que o deputado Rodrigo Cunha começa a aparecer bem e que ele deve crescer ainda mais nos próximos dias, ao contrário do senador Renan que já atingiu o teto. 

A TDL divulgou os dados na última semana e mostra que o candidato à reeleição Benedito de Lira (Progressistas) está empatado tecnicamente com o deputado federal Marx Beltrão (PSD) na briga pela segunda vaga, com 24% e 20%, respectivamente. Quem também vai disputar a renovação do mandato é Renan Calheiros que ampliou sua liderança que passou de 28%, na pesquisa de janeiro de 2018, para 35% no levantamento do mês de maio. 

Surpreende

O deputado estadual Rodrigo Cunha começa a aparecer bem e até surpreende. O tucano saiu de inexpressivos 4% na pesquisa anterior para 12%, apenas por ter confirmado sua condição de pré-candidato. Segundo os números da TDL, seu melhor desempenho está nas cidades de Maceió e Arapiraca. Com apoio das duas maiores prefeituras, Cunha espera dobrar o percentual nos próximos levantamentos 

A chegada de Rodrigo também mexe com o cenário de outro concorrente, o deputado federal Maurício Quintella (PR) que aparece bem atrás, agora com 7%, na quinta colocação. Marx Beltrão registrou crescimento nas regiões Agreste, Sertão e Sul de Alagoas. Já o ex-deputado João Caldas (PSC) é mais lembrando na mesorregião Serrana dos Quilombos, entorno de União dos Palmares. Mas nada ainda pode ser conclusivo, já que existe ainda um grande número de indecisos, 36%. 

Foram entrevistados 1.067 eleitores, estratificados segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/TRE 2018. O levantamento foi feito em 53 municípios, durante os dias 15, 16 e 17 de maio nas 13 mesorregiões de Alagoas. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de aproximadamente 3% para os resultados gerais.

Vale lembrar que a partir do dia 10 de junho os partidos terão permissão para realizar as convenções e anunciar o nome de seus concorrentes. Até lá, segue a fase de pré-candidaturas, quando os políticos afirmam sua intenção de disputar um cargo, mas ainda precisam da confirmação do partido e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Sobre o blog

Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.

Arquivos