Paulo Marcello
Benedito de Lira e Marx Beltrão vão disputar segundo voto para Senado em Alagoas
Renan Calheiros segue liderando intenções de voto segundo pesquisa da TDL
Uma pesquisa de opinião pública, divulgada no último fim de semana, deixa a briga pela segunda vaga de Senador de Alagoas mais acirrada. À medida em que o início do prazo para registros de candidaturas vai se aproximando, no dia 10 de junho de 2018, os números começam a mudar e já existe um empate técnico entre o senador Benedito de Lira (candidato à reeleição) e o deputado Marx Beltrão (pré-candidato).
A novidade é a presença de Rodrigo Cunha (PSDB) na pesquisa, após ter anunciado que vai concorrer ao Senado. Os números da TDL Pesquisa & Marketing trazem a liderança de Renan Calheiros (MDB), mas já é possível identificar que o deputado Rodrigo Cunha começa a aparecer bem e que ele deve crescer ainda mais nos próximos dias, ao contrário do senador Renan que já atingiu o teto.
A TDL divulgou os dados na última semana e mostra que o candidato à reeleição Benedito de Lira (Progressistas) está empatado tecnicamente com o deputado federal Marx Beltrão (PSD) na briga pela segunda vaga, com 24% e 20%, respectivamente. Quem também vai disputar a renovação do mandato é Renan Calheiros que ampliou sua liderança que passou de 28%, na pesquisa de janeiro de 2018, para 35% no levantamento do mês de maio.
Surpreende
O deputado estadual Rodrigo Cunha começa a aparecer bem e até surpreende. O tucano saiu de inexpressivos 4% na pesquisa anterior para 12%, apenas por ter confirmado sua condição de pré-candidato. Segundo os números da TDL, seu melhor desempenho está nas cidades de Maceió e Arapiraca. Com apoio das duas maiores prefeituras, Cunha espera dobrar o percentual nos próximos levantamentos
A chegada de Rodrigo também mexe com o cenário de outro concorrente, o deputado federal Maurício Quintella (PR) que aparece bem atrás, agora com 7%, na quinta colocação. Marx Beltrão registrou crescimento nas regiões Agreste, Sertão e Sul de Alagoas. Já o ex-deputado João Caldas (PSC) é mais lembrando na mesorregião Serrana dos Quilombos, entorno de União dos Palmares. Mas nada ainda pode ser conclusivo, já que existe ainda um grande número de indecisos, 36%.
Foram entrevistados 1.067 eleitores, estratificados segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/TRE 2018. O levantamento foi feito em 53 municípios, durante os dias 15, 16 e 17 de maio nas 13 mesorregiões de Alagoas. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de aproximadamente 3% para os resultados gerais.
Vale lembrar que a partir do dia 10 de junho os partidos terão permissão para realizar as convenções e anunciar o nome de seus concorrentes. Até lá, segue a fase de pré-candidaturas, quando os políticos afirmam sua intenção de disputar um cargo, mas ainda precisam da confirmação do partido e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sobre o blog
Radialista, animador de eventos e mestre de cerimônias. Apresentador do programa Na Mira da Notícia na rádio Gazeta FM Arapiraca. Repórter e blogueiro do Portal 7 Segundos.