Bastidores
Rogério usa fechamento de fábrica para atacar governo do Estado
Prefeito de arapiraca alfineta adversários políticos ao falar do encerramento da linha de produção da Coca-Cola

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), usou o fechamento da fábrica da Coca-Cola para atacar o governador Renan Filho (MDB) e o vice-governador Luciano Barbosa (MDB). Em entrevista veiculada por uma emissora de rádio local na sexta-feira (07), Teófilo responsabiliza a dupla e a secretaria de Indústria e Comércio pelo encerramento da linha de produção da companhia em Arapiraca.
"O governador tem que se posicionar pela interiorização e pela manutenção da fábrica da Coca-Cola em Arapiraca. Estamos cobrando isso", afirmou o prefeito, afirmando ter encaminhado ofício para a bancada federal, deputados estaduais de Arapiraca e órgãos reguladores do comércio e da indústria em Alagoas. Em outro ponto da entrevista, ele chegou a dizer ainda que "o vice-governador tem que defender a permanência da Coca-Cola e não retirar a fábrica de Arapiraca e colocar em Maceió".
As declarações foram um pretexto para o prefeito alfinetar seus desafetos políticos. Ele acusou Renan Filho e Luciano Barbosa de não serem defensores de Arapiraca e alegou que o município não recebeu infraestrutura de saúde.
"Arapiraca hoje já não tem nenhum hospital, nenhuma UPA construída pelo governo do Estado, todos foram construídos em Maceió. e agora tirar uma indústria de Arapiraca para botar em Maceió, o governador tem que se posicionar pela interiorização", disse. Rogério Teófilo, no entanto, esqueceu que Renan Filho cumpriu a promessa de triplicar a quantidade de leitos no Hospital de Emergência do Agreste e que a construção da UPA está sob a responsabilidade do município. O governo estadual pagou sua contrapartida na obra, que mesmo assim está paralisada há mais de um ano.
A Solar Coca-Cola divulgou oficialmente, na quinta-feira da semana passada (06), que a linha de produção de refrigerantes está sendo encerrada na fábrica localizada no Distrito Industrial de Arapiraca. No entanto, desde a semana anterior funcionários já haviam recebido o aviso de desligamento da companhia. De acordo com o comunicado, 25 trabalhadores foram dispensados e outros 250 serão mantidos para trabalhar na lojística e setor comercial, que continuam a funcionar no parque industrial.
"A decisão é parte da constante revisão da malha industrial e logística. A medida tem o objetivo de ganho de produtividade com a concentração de produção e investimentos em nossa planta de Maceió, uma das mais modernas da Companhia", informou a companhia, que disse ainda que "que segue com uma robusta agenda de investimentos nas duas unidades de Maceió, acelerando o crescimento rentável da empresa e fortalecendo o compromisso com o Estado de Alagoas e toda sua população".
Em entrevista concedida um dia após a divulgação do comunicado, Rogério Teófilo contou que foi informado sobre o encerramento da linha de produção pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo e que, a partir de então, passou a buscar meios para tentar reverter a decisão da companhia. "Não é só pelos funcionários, isso [o encerramento da fábrica] diminui a receita do município. E se o governador diz que é para atrair indústrias, então não pode fechar em Arapiraca para abrir em Maceió. É isso que está acontecendo", falou.
Teófilo afirmou ter encaminhado ofícios explicando a "real situação" da fábrica da Coca-Cola em Arapiraca para a bancada alagoana no Senado e na Câmara Federal, e também para os deputados arapiraquenses na Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores. O prefeito afirma que CDL, Associação Comercial e Confederação da Indústria também foram comunicados por meio de ofício.
Isso tudo, de acordo com ele, fez com que o senador Rodrigo Cunha buscasse o politico e empresário Tasso Jereissati - que seria um dos grandes investidores da Coca-Cola no Nordeste - para tentar rever a decisão e a linha de produção voltar a funcionar em Arapiraca.
Veja também
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Festival de Natação aberto ao público premia atletas mirins no Colégio Santa Esmeralda

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'
