Politicando
Com articulação de Teófilo, vereadores disputarão reeleição pelo DEM e PSL
Detentores de mandato migrarão para outras legendas em busca de facilidade na composição da chapa proporcional.
A permanência do prefeito Rogério Teófilo no PSDB parece que será garantida, mas com ressalvas. O senador Rodrigo Cunha, presidente da legenda, teria permitido que o gestor disputasse a reeleição no “ninho tucano”. No entanto, na chapa proporcional, alguns detentores de mandato não teriam espaço.
Para acomodar seus aliados, Teófilo conta com o PSL e o Democratas. De forma indireta, o prefeito estaria prejudicando pré-candidatos que poderiam ser vitoriosos nessas legendas. Isso por que eles não disputariam com vereadores que já possuem mandato, na composição proporcional.
Acontece que Teófilo já teria dado prioridade a seus aliados que estão no poder. Ou seja: quem foi ou ia para esses partidos achando que a disputa seria igualitária, se enganou (ou foi enganado).
O diretório municipal do Democratas é comandado pelo ex-secretário de Articulação Política de Rogério Teófilo, Fernando Rezende. Já o PSL, em nível estadual, é conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor – que é ligado politicamente ao principal aliado de Teófilo, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas).
Desta forma, a chapa do grupo situacionista será formada pelo PSDB, Progressistas, PSL e Democratas, e os vereadores estarão divididos entre essas legendas. Os pré-candidatos que almejam o mandato parlamentar terão grande dificuldade de se elegerem por essas legendas devido a articulação feita por Rogério Teófilo em priorizar os aliados que já lhe dão sustentação na Câmara Municipal.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
