Claudemir Calixto
[VÍDEO] Promotor de Justiça de Teotônio Vilela alerta população sobre como prevenir e denunciar abuso sexual contra crianças e adolescentes
Conselho Tutelar da cidade fará live, juntamente com o Creas, para falar sobre o assunto.
![[VÍDEO] Promotor de Justiça de Teotônio Vilela alerta população sobre como prevenir e denunciar abuso sexual contra crianças e adolescentes](https://img.7segundos.com.br/nlduWFQMFVHOZql080EDToFJCTY=/1110x650/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/155979-promotor_2_jpg.jpeg)
O representante do Ministério Público de Teotônio Vilela, Promotor Rodrigo Soares, divulgou, no início da noite deste domingo (17), um vídeo nas redes sociais, no qual chama a atenção da sociedade vilelense para o dia "D" de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que será lembrado nesta segunda-feira (18).
O promotor lembrou, no vídeo, que, segundo os dados do Ministério da Saúde, 70% dos casos de abuso sexual são praticados contra crianças e adolescentes. Sendo que, desse total, quase 90% dos casos ocorrem dentro de casa.
"É importante que a sociedade se mantenha atenta, sobretudo, neste período se isolamento, quando há uma tendência a aumentar esse tipo de abuso. Não somente abusos e violência sexual, mas, violência física e psicológica", disse o Promotor.
Rodrigo Soares destacou os canais para que a sociedade possa fazer denúncia em casos de suspeita de abusos, de qualquer natureza, contra crianças e adolescentes. Ele também reforçou que não há a obrigatoriedade de se identificar.
Qualquer cidadão pode ligar e, de fomar anônima prestar a denúncia para o 181, da Polícia Cívil; Ouvidoria do Ministério Público, através do número 2122-3512; Conselho Tutelar da Cidade, pelo número 3543-1683, bem como através dos telefones dos próprios conselheiros: 9 9163-0490 (Kelly Félix), 9 9364-0730 (Neto Braz). 99169-6552 (Leandro Batista), 9 9415-9045 (Alexandro), 9 9994-4669 (João Ulisses); Creas; e o Disk 100, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República.
O caso Araceli
A data 18 de maio foi escolhida para simbolizar o dia Nacional de Combate à Exploração e violência contra crianças e adolescentes, devido a um crime, brutal, ocorrido na cidade de Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973, contra a criança Araceli Cabrera Sánchez Crespo. Ela tinha apenas 8 anos idade quando foi raptada, violentada e morta por jovens de classe média alta da cidade.
O destaque da data busca mobilizar, sensibilizar, e convocar os todos os envolvidos direta e indiretamente no Sistema de Garantia de Direitos, para informar a sociedade da importância de participar da luta pela defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Mudança de programação
Segundo informações do Conselho Tutelar, em virtude da pandemia, esse ano a caminhada e todas as outras ações presenciais desenvolvidas pela secretaria de assistência social, envolvendo o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) local foram canceladas. As ações, serão feitas através das redes.
“Nós iremos realizar uma live ainda esta semana para falarmos da importância da data e do combate a esses abusos. Ainda não divulgamos o dia e a hora, mas o faremos em breve. Estaremos juntos, o Conselho tutelar e o CREAS, para conversarmos com a população sobre a importância de estarmos atentos para esses possíveis abusos que, como bem lembrou o promotor Rodrigo, em sua maioria, acontecem dentro de casa”, disse a Rosiquele Félix, Conselheira Tutelar.
Assista ao vídeo de Rodrigo Soares:
Veja também
Sobre o blog
Comunicador, cronista, poeta e contista alagoano. Cofundador do coletivo artístico Projeto PAIOL. Graduando em Letras pela Universidade Federal de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
