Carro do Conselho Tutelar de Teotônio Vilela está parado por falta de combustível
Prefeitura diz que já resolveu o problema e órgão desmente
Tem quase vinte dias que o trabalho do principal órgão do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, o Conselho Tutelar, da cidade de Teotônio Vilela, no Agreste de Alagoas, está prejudicado por conta da falta de combustível no único carro do órgão. A denúncia chegou ao Portal 7 Segundos através das redes sociais e a equipe de reportagem entrou em contato com o presidente Claudemir Calixto, que confirmou.
A reportagem do 7 Segundos falou com a assessoria de comunicação de Teotônio, que por meio de nota esclareceu que o combustível é fornecido pela prefeitura mas que neste mês houve um consumo atípico se comparado aos meses anteriores, fora da média mensal que é fornecida, o que levou temporariamente a suspensão do serviço.
Na nota, a prefeitura informou que a situação já foi normalizada e aguarda que o conselho retorne o seu pleno funcionamento. Já o presidente do órgão disse nesta terça-feira (25) que a falta de combustível continua.
Diante da repercussão, o Conselho resolveu colocar um comunicado no prédio informando a dificuldade: “ATENÇÃO USUÁRIOS! TRABALHOS EXTERNOS DO CONSELHO TUTELAR IMPOSSIBILITADOS POR FALTA DE COMBUSTÍVEL”.

De acordo com o artigo primeiro do Estatuto da Criança e do Adolescente é preciso dar uma proteção integral à vítima. Lei essa que está sendo atingida em virtude da não possibilidade de deslocamento. Ou seja, o atendimento está feito pela metade visto que o atendimento na sede é realizado mas na hora de dar os encaminhamentos, os conselheiros ficam receosos.
Alguns profissionais, em determinados casos, chegaram a usar o seu próprio veículo, o que torna a função inviável, já que as despesas aumentam enquanto que o salário está defasado. Além disso, é importante usar o carro do Conselho Tutelar por conta da identificação, que é de extrema importância.
Mesmo com essa deficiência, a rede de garantia de direitos conseguiu receber, com a ajuda dos parceiros e da população, 29 denúncias de exploração sexual este ano. Desse total, 19 casos de estupro foram confirmados. “Todas essas ações feitas com o combustível limitado e uma total desestrutura, inclusive na sede, onde está tudo danificado”, informou Calixto. “O problema não é novo, já vem de gestões passadas”, completou.
Outro ponto questionado pelo presidente Calixto é a falta de motorista. “Os conselheiros habilitados acumulam a função de motorista, sendo que no orçamento anual já está previsto o pagamento de motorista”, disse.
Confira a nota da prefeitura na íntegra:
A prefeitura de Teotônio Vilela esclarece que presta total apoio ao conselho tutelar do município, fornecendo não somente os insumos necessários para o seu pleno funcionamento, mas ainda suporte a todos os conselheiros tutelares, como salário compatível com a função e equiparado aos demais municípios alagoanos.
A prefeitura também paga o aluguel do prédio onde funciona o conselho, fornece toda a manutenção do prédio e também a manutenção do carro do órgão, que tem rodado bastante diante das muitas denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes que têm ocorrido na cidade.
Quanto ao combustível do veículo, que também é fornecido pelo município, houve neste mês um consumo atípico se comparado aos meses anteriores, fora da média mensal que é fornecida, o que levou temporariamente a suspensão do serviço. A situação já foi normalizada, e aguardamos que o conselho retorne o seu pleno funcionamento, que é da maior importância para nossa cidade.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
