Mesmo proibidos, candidatos ao Conselho Tutelar recebem apoio de políticos em Teotonio Vilela
Candidatos estariam fazendo reuniões com a presença de vereadores para arregimentar votos
As eleições para o Conselho Tutelar estão movimentadas em grande parte dos municípios alagoanos mas, em Teotonio Vilela, alguns candidatos têm passado do limite com o objetivo de ganhar votos no próximo domingo, 06 de outubro. Apesar de proibido pelo edital das eleições, candidatos tem contato com uma "forcinha" de vereadores.
Na noite de quarta-feira (02), vídeo e fotos mostrando um veículo da Guarda Municipal estacionado em frente a casa de um vereador no povoado Água de Menino passaram a ser compartilhadas nas redes sociais com a denúncia de que o vereador Willms Leonardo dos Santos, mais conhecido como Nano, estaria promovendo uma reunião para buscar votos para o candidato conhecido como Alex da Guarda, que como o cognome diz, é funcionário da Guarda Municipal.
As mensagens exprimiam revolta e suspeitas sobre o uso do veículo de propriedade da administração municipal estar sendo utilizado em benefício de candidato a conselheiro tutelar. "Em vez de estar em serviço, atendendo algum chamado da população ou até mesmo fazendo rondas para garantir a segurança pública, a viatura está sendo utilizada com finalidade política", descreve um denunciante.
Entre os presentes na casa no vereador Nano, estavam o secretário de Segurança do municipio, Antônio Barbosa, e um servidor conhecido como Valmir, que seria um dos diretores da Guarda Municipal. Ele seria o responsável pela viatura estacionada na frente da casa do parlamentar. Por meio das redes sociais, Valmir explicou que estava no povoado Água de Menino em visita à sub-sede da Guarda que será reinaugurada na comunidade em breve, depois parou para conversar com um vigilante que mora no povoado e em seguida aceitou um convite para fazer um lanche na casa do vereador. Na mesma mensagem, ele acaba revelando que realmente acontecia uma reunião para "apresentar" o candidato ao conselho Alex da Guarda.
"Havia uma movimentação na casa do vereador Nano, onde o filho dele chegou em seu carro depois do expediente de trabalho com o candidado Alex da Guarda, para apresentar a seus familiares. Quando terminaram me chamaram para fazer um lanche. Adentrei a residência, até mesmo por educação, e ali comi uma fatia de bolo. Nem demorei, pois ia a Sucupira saber de uma moto que foi furtada lá no domingo", afirmou Valmir, justificando a presença da viatura estacionada em frente à casa do vereador.
A reunião na casa do vereador Nano, no entanto, não foi a única vez que um parlamentar deu uma forcinha na campanha de um canditato ao Conselho. André Antônio dos Santos, vereador mais conhecido como André Novinho, também promoveu encontro para ajudar o candidato João Ulisses, como é possível ver na imagem que está publicada na galeria de fotos.
O edital da eleição para o Conselho Tutelar de Teotonio Vilela afirma, no Item 6, inciso IX, que está vedado "o favorecimento de candidatos por qualquer autoridade publica e/ou a utilização, em beneficio daqueles, de espaços, equipamentos e serviços da administração pública municipal, sendo vedada a realização de propaganda eleitoral por órgãos da administração publica direta ou indireta, federais e distritais, de candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar ou qualquer tipo de propaganda que se passa caracterizar como de natureza eleitoral".
Em seguida, o mesmo documento ainda especifica que prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais não podem usar as redes sociais para favorecer candidatos.
Veja também
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
