Bastidores

Bastidores

Bastidores

Caso eleito, Bueno Higino pode ser cassado antes mesmo de tomar posse em Coité do Nóia

Candidato a prefeito é acusado de abuso de poder político e de autoridade

14/11/2020 13h01 - Atualizado em 14/11/2020 16h04
Caso eleito, Bueno Higino pode ser cassado antes mesmo de tomar posse em Coité do Nóia

As pesquisas apontam para a derrota de Bueno Higino (Progressistas), em Coité do Nóia. Mesmo se chegasse a vencer as eleições, ele poderia ter o mandato cassado antes mesmo de tomar posse como prefeito do município.

Acontece que o MDB ingressou com uma representação na 45a Zona Eleitoral em desfavor de “Bueninho”. Ele é acusado de usar ações da CODEVASF para se beneficiar politicamente, através do apoio do ex-gestor do órgão federal, Marlan Ferreira.

“Alem de fazer uso promocional da obra em seu favor, ainda se vangloria de haver, com sua influência junto ao outrora superintendente James Marlan, desviado a perfuração de um dos poços artesianos que iria ser instalado num imóvel particular que afirma ser do Prefeito atual para localidade diversa”, diz um trecho da petição.

O documento destaca que os representados violaram frontalmente a igualdade de disputa eleitoral, conforme o art. 73 e seguintes da LEI Nº 9.504/97, que “proíbe aos agentes públicos, servidores ou não, condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais”.

A ação ingressa pelo MDB pede que seja cassado o registro, para concorrência do presente pleito, do candidato representado por ter sido beneficiado diretamente do desvio e abuso do poder político e de autoridade, proibindo-se, consequentemente, a sua diplomação, caso eleito.

A reportagem tentou contato telefônico com o candidato Bueninho, mas a operadora de telefonia informou que o celular estava fora da área de cobertura ou desligado.

A assessoria do candidato “Bueninho” enviou nota ao 7Segundos sobre o ocorrido. Reproduzimos, abaixo, na íntegra: 

O portal Sete Segundos veiculou na data de 14 de Novembro de 2020 que o candidato a Prefeito do Município de Coité do Noia, Bueno Higino, que se caso fosse eleito poderia ter seu mandado cassado antes mesmos de tomar posse, pelo fato de que o MDB apenas e tão somente ingressou com uma representação na 45a Zona Eleitoral, acusando o Candidato Bueno Higino de ter usado ações da CODEVASF para se beneficiar politicamente, através de apoio do ex-gestor do órgão federal, Marlan Ferreira.
Ocorre que, os fatos publicados pelo Portal Sete Segundos são tendenciosos, uma vez que a representação do MDB ainda está com prazo em aberto para defesa de Bueno Higino, para fazer valer seu direito ao contraditório e ampla defesa, oportunidade em que será demonstrada a improcedência da representação apresentada pelo MDB junto ao Juízo da 45a Zona Eleitoral, posto que se trata dos fatos acerca dos poços artesianos que seriam instalados nos imóveis da família do atual prefeito de Coité do Nóia.
Importante destacar, que não há qualquer decisão imputando ao Candidato Bueno Higino ou condenação por qualquer irregularidade eleitoral, e a publicação precoce sobre a presente questão deverá ser interpretada como um tentativa de influenciar o pleito eleitoral.
Ainda, em relação à pesquisa, é importante destacar que o MDB teve sentença IMPROCEDENTE, ao questionar a pesquisa que apontou o candidato Bueno Higino como possível vencedor nas eleições.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos