Blog do André Avlis
Como há muito tempo não se via, o Brasil jogou, brilhou, goleou e se divertiu
Jogando em Manaus, Brasil goleia o Uruguai por 4 a 1 e encaminha classificação para a Copa do Qatar 2022. Gols foram marcados por Raphinha (2), Neymar (1) e Gabigol (1)

Vitória convincente e significativa.
Jogando na Arena de Amazonas, em Manaus, o Brasil goleou o Uruguai por 4 a 1. Raphinha, duas vezes, Neymar e Gabigol marcaram para a seleção brasileira.
Com o resultado, a classificação para a Copa do Mundo do Qatar 2022 está praticamente garantida.
Mas, falemos do jogo.
Tite manteve o esquema e o conceito tático. No entanto, o fator principal para a boa exibição foi a liberdade dada para os jogadores - especialmente os do setor ofensivo.
Com a entrada de Raphinha, na ponta direita, a 'responsabilidade individual' foi dividida com Neymar. O mano a mano do Brasil ganhou mais um componente.
Os jogadores tiveram a autonomia para trocar de posição, flutuar e movimentar para quebrar a linha defensiva uruguaia. Sobretudo no movimento da ponta para o meio ou até mesmo nos 'facões'.
A aproximação dos jogadores de ataque possibilitou além das tabelas, as triangulações, as infiltrações, enfiadas de bola (o gol de Neymar saiu assim) e os passes verticais - especialmente nas inversões de bola. Além de fazer a superioridade qualitativa, potencializando assim a parte individual, do mano a mano.
Na parte tática, o time estava bem compactado e com as linhas justas. Fator que proporciona uma marcação mais adiantada no perde pressiona e solidez na defesa. Ou até o recuo das linhas para ter espaços na retomada da bola.
Em desempenho, o Brasil foi amplamente superior. Um time imponente que conseguiu elevar seu nível de atuação coletiva e individual. Mostrando que pode jogar mais. E deve. Com perspectiva de evolução.
Por fim, o que me chamou atenção, foi a leveza com que o Brasil jogou. Com alegria, ousadia, improviso. Os jogadores, de fato, se divertiram em campo. Como há muito tempo não se via.
Na prática, o Brasil voltou a ser Brasil. A expectativa é que esta atuação não seja apenas um espasmo ou um lapso de ótima performance. Tomara que não!
Arquivos
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo
