Blog do André Avlis
SELEÇÃO BRASILEIRA: Sem Neymar, o que pode mudar no time de Tite?
Pela 14° rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira (16), às 20h30, em San Juan, na Argentina. Confira provável escalação

Tite tem um importante desfalque para o jogo de hoje. Seu principal jogador: Neymar.
Após trabalhos na Academia de Futebol do Palmeiras, em São Paulo, o camisa 10 sentiu um incômodo no adutor da coxa esquerda e sequer viajou para a Argentina.
Possivelmente, para seu lugar, Tite deve escalar Vinícius Júnior. No entanto, não há nada confirmado, pois o último treino, ainda em solo brasileiro, foi com portões fechados.
A provável escalação é a seguinte: Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Vinícius Júnior e Matheus Cunha.
Então, o que muda no time do Brasil com a ausência de seu craque?
A estrutura tática deve ser modificada. Neymar vinha jogando mais centralizado - como um articulador -, com liberdade de flutuar entre linhas e de cair para ambos os lados.
Caso Vinícius Júnior entre, além das características individuais, a formação deve sofrer mudanças. Uma vez que Vini joga mais aberto pela esquerda.
Desse modo, a estrutura tática pode variar, a princípio, entre o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1.
Ou seja, Lucas Paquetá pode ficar mais centralizado e em determinados momentos Fred pode adiantar para fazer a segunda linha de quatro.
Outro ponto importante que pode mudar, é o sistema e o princípio ofensivo. Especialmente com a entrada de Matheus Cunha. Um jogador de área, com características de pivô. O que ajuda na profundidade e na aproximação de quem vem de trás.
São alternativas e possibilidade táticas que o Brasil tem. Entre variações e repertório que possibilitam as mudanças de postura dentro das partidas. E até o estilo de jogo.
Sem Neymar, há uma perda enorme na parte individual e intuitiva. Porém, apesar da ausência, o time deve ganhar no aspecto coletivo. Assim como já fez, ganhando título, inclusive.
A expectativa fica, agora, pela continuidade da evolução técnica e tática. Principalmente se o nível de atuação, a consistência e a atitude tiverem, mais uma vez, destaque.
Esperemos.
Arquivos
Últimas notícias

Idoso é encontrado morto dentro do próprio bar em Mata Grande

Carro e poste ficam destruídos após colisão em Olho D’Água das Flores

Lula se reúne com empresários chineses em Pequim

Mulher fica ferida após colisão entre carros em União dos Palmares

Papa pede fim das guerras, paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza
