Bastidores

Bastidores

Bastidores

Outdoors e blogueira: câmara de Maceió faz esforço para se popularizar, mas legisla para dentro

“Pacote de bondades” aprovado em 31 de dezembro desrespeita a população

07/01/2022 18h06 - Atualizado em 07/01/2022 18h06
Outdoors e blogueira: câmara de Maceió faz esforço para se popularizar, mas legisla para dentro

Ao passear pelas belas ruas e avenidas da cidade de Maceió, turistas e cidadãos macieoenses encontram estampados em outdoors palavras assinadas pela Câmara Municipal da cidade. Num esforço para se mostrar mais próxima do cidadão, o presidente da casa de Mário Guimarães, Galba Neto (MDB) povoou a capital com peças publicitárias cujas cores e o ar de dinamismo visam renovar o ambiente empoeirado e distante do cidadão – como são todos os parlamentos municipais do Brasil.

O problema está no distanciamento entre a teoria – aquela descrita nos outdoors e busdoors – da prática exercida dentro do plenário. Aquilo que ocorreu no dia 31/12, enquanto o maceioense já preparava a ceia do réveillon, não é exatamente ação de uma câmara “conectada com você que quer ver Maceió melhorar ainda mais”.

O pacote de bondades – que inclui 13º para vereadores, 25 cargos na mesa diretora, aumento na verba indenizatória e 1300 litros de gasolina – é um apetrecho para dentro, que serve somente aos vereadores, e nada tem a ver com a população da capital. É produto de uma câmara que passou cinco meses para aprovar o orçamento de 2021, e quando o fez, recebeu um generoso aumento no duodécimo da casa.

No outdoor, uma frase afirma que a casa está “Conectada com você”. Uma câmara que realmente estivesse conectada ao cidadão teria um portal da transparência com informações mais atualizadas e de fácil acesso, ao invés de planilhas não atualizadas há cerca de seis meses.

Enfim, já nesta sexta-feira, encontramos compartilhado pela internet uma confusa peça publicitária de uma blogueira que conversa com o povo pelas ruas da cidade, como se fosse no seu instagram – mas é um material oficial, pago com dinheiro público, que nada explica ao cidadão. A moça nada fala de projetos que estão sendo discutidos pela casa, só repete (entre uma dancinha e outra) o novo mantra da câmara: “conectada com você”.

A mesa diretora da câmara, agora acionada judicialmente por advogados, observada pela OAB e investigada pelo MPE, vai precisar de explicações melhores do que peças publicitárias em outdoors e blogueiras. Chegou a hora de explicar oficialmente a legalidade de tantos privilégios.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos