Bastidores

Bastidores

Bastidores

Por candidatura de Marx, Maycon Beltrão deixa secretaria de agricultura do estado

Exigência do presidente da câmara, Arthur Lira, é de que aliados escolham seus palanques

03/08/2022 17h05 - Atualizado em 03/08/2022 17h05
Por candidatura de Marx, Maycon Beltrão deixa secretaria de agricultura do estado

Alguns personagens políticos centrais no jogo eleitoral deste ano vem jogando pesado no sentido de fortalecer seus grupos políticos. E isso vem se refletindo no clima acirrado, que vai esquentando ainda mais na medida em que se aproximam as eleições.

O principal deles é o deputado federal Arthur Lira, capitão da equipe que tem Rodrigo Cunha como cabeça-de-chapa. Lira vem exercendo pressão sobre seus aliados para que seu apoio seja “barba, cabelo e bigode”, ou seja, a todos os representantes da sua chapa, dos majoritários aos proporcionais.

Trocando em miúdos: não era incomum, até algumas eleições atrás, um prefeito do interior apoiar um deputado estadual de um grupo e um federal de outro; ou um governador e outro senador. Para presidente, raros eram os candidatos que “casavam” seus votos, deixando os apoiadores livres para estar com quem lhes conviesse.

Esta lógica causou a primeira baixa no governo de Paulo Dantas: Maycon Beltrão, que estava secretário de agricultura do estado, deixou a pasta no último fim de semana. Oficialmente, a versão do próprio é que vai se dedicar à campanha do primo, Marx, que tem eleição concorrida à câmara federal.

No entanto, o fato é que Arthur vem exigindo de todos - inclusive de Marx - que definam em qual grupo irão permanecer, o que significou para Maykon deixar a função no governo de Paulo Dantas.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos