Blog do André Avlis
Apesar das perdas, Tite tem alternativas para substituir Neymar e Danilo
Com entorses nos tornozelos, dupla não joga mais na fase de grupos da Copa do Mundo
Notícia ruim para a Seleção.
Além de perder seu principal jogador e craque do time, Tite terá ausência de um dos mais eficientes em seu modelo de jogo.
Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito, enquanto o problema de Danilo foi no tornozelo esquerdo.
No entanto, apesar das importantes perdas, o técnico tem alternativas para escalar a equipe.
Para o lugar de Danilo, o técnico pode utilizar o reserva da posição, Daniel Alves. O veterano é um lateral construtor e se encaixa na dinâmica de jogo do Brasil.
Outra opção é a entrada de Éder Militão, que mesmo sendo zagueiro consegue ser eficiente atuando na lateral. Além disso, deixaria o corredor lateral mais protegido.
Já para o lugar de Neymar, as opções são diversas. Principalmente em termos de características individuais.
Rodrygo pode ocupar a faixa de campo preenchida pelo camisa 10 - inclusive treinou assim desde o início da preparação. Sendo um atacante construtor.
Outra possibilidade seria a entrada de Fred ou Bruno Guimarães. Com isso, Paquetá adiantaria e teria uma função mais de armador.
No entanto, mesmo sendo volantes, Fred e Bruno têm características distintas. O primeiro é mais versátil e participa bem na fase defensiva. Já o segundo, além de chegar bem ao ataque, controla o ritmo de jogo e tem o passe que quebra linhas.
Everton Ribeiro, creio que corre por fora. Até porque Tite o utiliza mais aberto. Sendo um meia que vem da ponta para dentro.
Nenhum técnico gosta de perder jogadores. Principalmente por lesão. Entretanto, na atual seleção, existe possibilidades para manter a estrutura tática e o modelo de jogo sem baixar o nível coletivo e individual.
Em meu ponto de vista, se ele pensa em repetir a configuração tática do primeiro jogo, Rodrygo deve ser o escolhido.
No entanto, escolha quem escolher, Tite está bem servido de possibilidades.