Bastidores
Advogado vê espaço para 'guerra judicial' em eleições na Câmara de Arapiraca
Segundo Gustavo Ferreira, uma decisão de segunda instância não se sobrepõe a outra se ela for sobre outros pontos

Após a eleição a portas fechadas realizada na última sexta-feira (25) pelo grupo majoritário de vereadores na Câmara de Arapiraca, ao menos uma decisão está tomada pelo grupo minoritário: haverá questionamento jurídico sobre a realização da escolha da nova mesa diretora.
Para o grupo majoritário, composto por 10 vereadores, há o entendimento de que uma decisão do Tribunal de Justiça do estado, considerada a segunda instância, é superior a qualquer decisão de primeira instância, como foi o caso da decisão emanada pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda de Arapiraca, Dr Carlos Bruno.
Desta forma, mesmo com a decisão da primeira instância na mesa, o presidente Thiago ML decidiu realizar a sessão que o elegeu por mais um biênio à frente da Casa Herbene Melo.
Para o advogado especialista em direito eleitoral Gustavo Ferreira, a decisão da mesa diretora é passível de questionamento judicial. "De acordo com as informações que tenho, são dois editais diferentes e duas decisões diferentes. Então o desembargador pode interceder em cima da primeira, mas se a segunda é baseada em outro ponto, a segunda instância deve ser acionada novamente", diz Gustavo.
O advogado disse ainda que é cedo para pensar em qualquer punição por parte de quaisquer dos grupos, como cassação de mandato de vereadores que porventura tenham desobedecido ordem judicial. "A decisão sobre cassação de mandatos é interna corporis, ou seja, uma prerrogativa dos próprios vereadores", argumentou.
Thiago ML (Pros), atual presidente da Câmara, foi parabenizado pelo senador eleito Renan Filho, e também pelo governador Paulo Dantas. Ambos tinham interesse na eleição de Thiago e no enfraquecimento do grupo político de Luciano Barbosa, que pediu votos para Rodrigo Cunha nas eleições estaduais.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

IBGE: Alagoas registra leve alta nos nascimentos e queda nos óbitos em 2023

Mais separações: Alagoas lidera ranking de divórcios no Nordeste, diz IBGE

TJAL promove audiência pública sobre contratação indevida de cartão de crédito

Idosa obtém 2ª via de certidão após 44 anos do casamento no Agreste

Pais registram BO contra Hospital Regional de Arapiraca por morte de bebê após complicaçoes no parto
