Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

CRUZEIRO: De um novo projeto para a primeira disputa de um campeonato nacional

Jogando em casa, o Cruzeiro estreia na Série D contra o Atlético-BA, neste domingo (8), às 16h

05/05/2023 10h10 - Atualizado em 05/05/2023 17h05
CRUZEIRO: De um novo projeto para a primeira disputa de um campeonato nacional

Do novo projeto à busca por mais visibilidade no cenário do futebol nacional.

Idealizado em 2019, o propósito proveniente de uma antiga nomenclatura segue sua caminhada em busca de ainda mais evidência e reconhecimento no 'país do futebol'.

As atividades do futebol profissional do Cruzeiro começaram em 2021. Primeiro ano e primeiro título - a taça do Campeonato Alagoano da 2ª Divisão, que garantiu o acesso à elite do futebol de Alagoas.

Em 2022, o objetivo de se manter na primeira divisão foi alcançado. Com um belo adicional. Em sua segunda final disputada, veio o segundo título: a Copa Alagoas. Torneio que garantiu uma vaga no Brasileirão da Série D 2023.

O desempenho na 'primeirona' da atual temporada não foi o esperado e o time se reformulou para a disputa do seu primeiro campeonato nacional: a famigerada, difícil e complexa Série D - também conhecida como 'inferno'.

A estreante equipe arapiraquense está no Grupo 4, com: ASA, Atlético-BA, Bahia de Feira, Jacuipense, Sergipe, Retrô e Falcon-SE.

Para a disputa do torneio, a diretoria estrelada, apesar de praticamente manter a base do time, fez uma mini reformulação no elenco. Foram contratados 11 jogadores: um goleiro, um zagueiro, três laterais, quatro meio-campistas e dois atacantes.

A preparação para o Brasileirão começou no dia 3 de abril. 

O técnico Adriano Cabeça junto da sua comissão técnica tiveram um mês e alguns dias de trabalho. Um ponto positivo se tratando do aspecto performático da equipe. Entre os fatores técnico, tático e físico.

A estreia acontece em casa, contra o Atlético-BA, neste domingo (8), às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca.

O time que deve iniciar a partida tem: Jerfeson; Neilson, Vera Cruz, Alex e Caio Felipe; Jair Amaral, Colina e Aurélio; Índio, Wallace e Victor Paraíba. Uma equipe disposta no esquema 4-3-3, com suas variações.

A Série D será a parada mais difícil para o Cruzeiro até aqui. O nível e o grau de complexidade mudam a partir de todos os fatores que fazem a competição ser a mais complicada do país. Ser competitivo terá que ser mantra. Especialmente no planejamento escolhido de unir a experiência com a juventude. 

Mais um desafio para quem vem desafiando algumas 'lógicas' e objeções desde 2019.

Arquivos