Em edição histórica, 3° Seminário da Carcinicultura incentiva produtores e promove Aquicultura em Arapiraca
Evento aconteceu durante três dias e contou com a presença de nomes importantes no cenário
Neste sábado (27), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, encerrou o 3º Seminário da Carcinicultura após três dias de muita troca de ideias e aprendizados para a comunidade de produtores e incentivadores locais. O evento aconteceu no Sesc Arapiraca contou com participação de grandes nomes da carcinicultura dentro e fora do Brasil.
O seminário foi iniciado na quinta-feira (25), com uma cerimônia de solenidade, e continuou na sexta (26) com uma série de palestras nacionais e internacionais debatendo temas de alta relevância como licenciamento ambiental, inovações tecnológicas e sustentabilidade O evento foi finalizado no sábado com uma atividade de campo no Sítio Poção.
O encontro contou com a presença dos secretários Genivaldo Oliveira e Hibernon Cavalcante, do deputado federal Paulão e representantes de órgãos como Sebrae, Sesc, Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas, Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Ministério da Pesca e Aquicultura. Os participantes também contaram com a presença da secretária de aquicultura do Ministério, Tereza Nelma, e do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha.
O deputado Paulão aproveitou para demonstrar total apoio à causa e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esses empreendedores têm um desafio, mas, para mim, será bem exitoso, até porque esse produto tem um valor agregado muito forte e é uma fonte de renda fundamental […] Eu queria parabenizar a gestão do prefeito Luciano Barbosa, do secretário Genivaldo e de todos estes empreendedores, e fico muito feliz sendo amigo e parceiro dessas iniciativas exitosas para melhorar a qualidade de vida do povo da cidade de Arapiraca”, enalteceu.
Quem também destacou o potencial do trabalho realizado em Arapiraca foi o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cauê Castro. “A gente tem potencial hídrico e tem potencial econômico para se desenvolver, e são iniciativas como essa que juntam a cadeia produtiva e o setor público, através de Prefeitura, Estado e União, para fomentar e desenvolver ainda mais, dando a essas pessoas mais oportunidades para que desenvolvam a carcinicultura aqui em Arapiraca”, afirmou.
Crescimento sem freio
Arapiraca é uma cidade que sempre se destacou na produção agrícola, sendo referência nas produções de fumo, mandioca, hortaliças e abacaxi e nos últimos anos têm se desenvolvido de forma rápida no ramo da aquicultura, se tornando a grande capital do camarão no Agreste Alagoano. Em 2023, a cidade alcançou um marco de 330,48 toneladas produzidas, quase o dobro da quantidade produzida no ano anterior.
“Nós esperamos que, deste seminário, nossos produtores familiares possam retirar aprendizados e aplicar na sua atividade, conseguindo uma boa renda e proporcionando melhorias na qualidade de vida de toda a família”, finalizou o secretário Genivaldo Oliveira.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
