Alagoas

Paulo Dantas abre reunião do Copant e destaca ações nas áreas socioeconômica e ambiental

Com apoio integral do Governo de Alagoas, evento é um dos maiores do mundo sobre normas técnicas e reúne representantes de 40 países

Por 7Segundos com Assessoria 29/04/2024 16h04
Paulo Dantas abre reunião do Copant e destaca ações nas áreas socioeconômica e ambiental
Governador Paulo Dantas destacou a importância da agenda que trata sobre mudanças climáticas e sustentabilidade - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, na manhã desta segunda-feira (29), da abertura da reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), no salão de convenções do Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento que vai até esta quarta-feira (1°), é considerado um dos maiores do mundo de normas técnicas, conta com o apoio integral do Governo de Alagoas, e reúne representantes de 40 países que integram a Copant.

O tema principal do evento, organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Ao abrir oficialmente a reunião, o governador Paulo Dantas destacou que o estado está sendo projetado em três eixos. São eles: desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento humano e do meio ambiente.

“Neste evento, teremos uma oportunidade extraordinária para nos aprofundarmos mais sobre bons projetos e para nós implantarmos cada vez mais políticas que impactem positivamente na vida das pessoas. Estamos projetando um estado para o futuro com bases em três eixos importantes, a exemplo do desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento humano e do meio ambiente. É uma honra termos uma reunião de nível internacional, onde estabelece as principais normas técnicas para o setor público e para o setor privado. São normas inovadoras, normas de excelência, de eficácia, de eficiência, normas resolutivas e são mentes brilhantes que estão aqui para ajudar o estado de Alagoas a se desenvolver cada vez mais. Tenho certeza que o ano de 2024 será ainda mais exitoso e próspero do que foi em 2023”, disse o governador.

Ainda na solenidade, Paulo Dantas fez questão de ressaltar o empenho do presidente da ABNT, Mário William Ésper, junto às tratativas dos secretários Vítor Pereira (Governo) e Hugo Leahy (Relações Federativas), que se engajaram para que o evento fosse sediado em Alagoas. Também estiveram presentes os secretários Gino César (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Alice Beltrão (Indústria, Comércio e Serviços).









Parque da Copant

Uma das novidades do encontro de Alagoas, proposta pela ABNT, foi a criação de um parque da Copant, na cidade Marechal Deodoro. Cada representante dos países participantes foi convidado a plantar uma árvore para reforçar a proposta do evento de discutir a sustentabilidade e o meio ambiente.

O presidente da ABNT, Mário Williams Ésper, disse que graças ao governador Paulo Dantas e ao apoio fundamental do Governo de Alagoas, que deu toda a logística e estrutura para que fosse possível reunir representantes de 40 países do mundo em Alagoas para a reunião anual da Copant.

“Estamos aqui discutindo a questão das mudanças climáticas e da economia circular. A questão da mudança do clima é fundamental e daqui de Alagoas eu tenho certeza que sairá um resultado excepcional, principalmente em relação a essa discussão”, disse.

Ele lembrou que a ABNT lançou em Alagoas no ano passado a primeira norma sobre combate e prevenção às mulheres nas corporações. “Esta norma foi tão importante, o lançamento dela aqui, que está virando norma mundial e uma norma de gestão, que é a coisa mais difícil hoje de você conseguir internacionalmente. Alagoas levou esse projeto para ser internacionalizado e foi aceito”, observou.

O Governo de Alagoas também garantiu um espaço no evento para que artesãos alagoanos possam comercializar seus produtos. Os kits e brindes oferecidos aos participantes também foram feitos também por mãos alagoanas, através do programa Alagoas feita à mão.

A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública. É sócia fundadora e ocupa uma cadeira no conselho da International Organization for Standardization (ISO), sediada na Suíça, a entidade internacional responsável pela padronização das normas técnicas em mais de 170 países.