Bastidores

Bastidores

Bastidores

Com família Vilela dividida, cresce expectativa sobre posição da Usina Seresta nas eleições em Teotônio Vilela

Atual vice-prefeito, antigo aliado dos Pereira, rompeu e hoje está no campo da oposição

25/06/2024 17h05 - Atualizado em 25/06/2024 17h05
Com família Vilela dividida, cresce expectativa sobre posição da Usina Seresta nas eleições em Teotônio Vilela

Embora tenha sido uma das atingidas pela crise do álcool e do açúcar que assolou o estado no início dos anos 2000, a Usina Seresta e sua subsidiária, a Impacto Bioenergia, ainda exercem importante papel econômico - e claro, político em Teotônio Vilela, sua cidade-sede.

No município do agreste alagoano, a família Vilela sempre teve papel importante na configuração política local, seja fazendo o prefeito ou indicando o vice nas eleições, se sobressaindo principalmente pelo poder dos muitos empregos gerados e pela renda que deposita no município durante todo o ano.

A novidade desta vez é o silêncio da Seresta/Impacto sobre o processo municipal de Teotônio, que se dá por conta do ‘racha’ da família Vilela em relação ao grupo político que comanda a cidade, dirigida pela terceira vez pelo prefeito Peu Pereira (PP).

Nas últimas seis eleições, foi a usina quem indicou o vice do prefeito eleito. Mas dessa vez, com o rompimento dos Pereira com o governo do estado, a família dividiu-se nas duas chapas que irão para a disputa nas urnas.

O atual vice-prefeito, Márcio Vilela, juntamente com sua prima Marcela Vilela, foram no embalo do governo e hoje integram a oposição na cidade. Já o ex-vice-prefeito, Gordivaldo Vilela, mantém-se firme com o prefeito Peu.

A expectativa, agora, é saber qual grupo será apoiado pela força do conglomerado industrial, os Vilela de ‘situação’ ou os de ‘oposição’. Há ainda uma terceira alternativa, que é a neutralidade durante o processo para não desagradar nenhum dos lados - e posteriormente, apoiar o lado vencedor.

O prefeito Peu Pereira (PP) é o favorito para conquistar o quarto mandato, segundo consecutivo - mas a oposição, apoiada pelo governador Paulo Dantas (MDB), promete uma disputa competitiva lançando o nome do empresário Valdir Silva, irmão do prefeito de Junqueiro, Leandro Silva (MDB).

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos