Bastidores
Ediel Leite diz que terá “outra relação” com Vale Verde, se for eleito prefeito de Craíbas
Pré-candidato a prefeito foi entrevistado pelo programa Na Mira da Notícia
Ex-prefeito e candidato pela terceira vez à prefeitura de Craíbas, Ediel Leite (MDB) afirmou que não pretende retirar a mineradora Vale Verde do município, mas que pretende ter “uma outra relação” com a multinacional que opera a extração de cobre e outros minérios na região.
As afirmações de Ediel foram feitas no programa Na Mira da Notícia, programa do Grupo 7 Segundos que foi ao ar na última sexta-feira (20), pela Rádio Gazeta FM em Arapiraca.
“Eu não sou inimigo da Vale Verde, reconheço que a empresa traz recursos para o município, mas como prefeito irei exigir que ela cumpra os compromissos que assumiu, principalmente com a comunidade mais próxima da região de mineração. Não é porque é uma grande empresa que pode operar de qualquer forma”, disse.
Ediel também citou a relação do município com o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, o aterro sanitário que opera em Craíbas e recebe o lixo proveniente de mais de 30 municípios alagoanos.
Leite afirmou que hoje a vida útil do aterro é menor do que a projetada no começo de sua operação. “Quando o aterro foi aberto, há cerca de dez anos, a ideia era que ele fosse usado apenas pelos municípios consorciados ao Conagreste. A questão é que esse número aumentou bastante, a quantidade de resíduos encaminhada para ele hoje é maior do que o planejado, e isso diminui o seu tempo de vida útil”, afirmou.
Nas eleições deste ano, Ediel tenta voltar ao executivo da cidade disputando novamente o mandato contra o atual gestor, Teófilo Pereira (PP) - que o venceu nas eleições de 2020 por uma pequena margem de votos (51,98% a 47,39%).
No MDB, Ediel afirmou que tem o apoio do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros - e que a dupla estará na sua convenção, no próximo domingo (28). Além da legenda a qual é filiado, o PSB também está na sua coligação.
Sobre o blog
Blog focado em política.