Bastidores
Presidente estadual do MDB, Renan Calheiros foi ‘barrado’ em reunião que definiu vice de Luciano Barbosa
Decisão que oficializou Rute Nezinho foi tomada pelo prefeito e deputado sem a presença do senador, que esperou do lado de fora
A decisão de Luciano Barbosa em escolher a atual vice, Rute Nezinho (PP) para compor novamente sua chapa nas eleições deste ano foi um episódio composto de muitas camadas, e uma delas envolveu um de seus grandes aliados, o senador Renan Calheiros.
Renan esteve em Arapiraca na manhã da segunda-feira (05), no sentido de dar apoio e peso à oficialização da chapa de Barbosa. Mas foi pego de surpresa ao chegar na residência do prefeito, por volta das 10 horas, e ser avisado de que a chapa ainda estava sendo fechada.
Calheiros então foi avisado que deveria esperar na área externa da casa pela decisão final que seria tomada por Luciano, que se reunia a portas fechadas com Ricardo Nezinho. O senador, do lado de fora, teve do prefeito o mesmo tratamento dos demais que estavam no local.
Irritado com a demora, após mais de duas horas de espera por uma decisão de Luciano e Nezinho, Calheiros mandou avisar ao prefeito que estava indo embora, e não apareceu ao seu lado na hora em que Luciano afirmou pela primeira vez que manteria Rute na função.
Mesmo tendo reatado a relação política após os episódios de 2020, o episódio da última semana mostra que Renan perdeu, definitivamente, o papel central que tinha até pouco tempo com Luciano Barbosa. Hoje, o prefeito tem Calheiros como aliado - mas define, ele mesmo, o seu destino.
Sobre o blog
Blog focado em política.