Bastidores
Renan x Arthur: apoio de Luciano Barbosa baseia-se no ‘quem dá mais’ para Arapiraca
Prefeito vai cozinhando discussão sobre 2026 enquanto recebe emendas e apoio dos dois rivais
Aliado de primeira hora dos dois maiores rivais políticos de Alagoas, Luciano Barbosa tem exercido com maestria o modelo de política que sabe fazer bem: o de mobilizá-los em torno de viabilizar sua gestão em Arapiraca.
Embora tenha outro aliado importante operando pela cidade em Brasília - o filho, deputado Daniel Barbosa - saíram das emendas de Arthur Lira e de Renan Calheiros boa parte dos investimentos que estão sendo feitos na cidade, consequentemente impulsionando a popularidade do prefeito.
Há cerca de um mês, foi de Renan Filho que veio uma demanda antiga para Arapiraca, que parece (parece) que vai sair do papel: o VLT, obra que integra os bairros da cidade e chega até a UFAL, a um custo de 200 milhões de reais.
Renan Calheiros, por sua vez, bancou com suas emendas a construção do Centro de Convenções de Arapiraca, em fase final de execução - e a um custo de cerca de 15 milhões.
Já Arthur Lira é o grande fiador de uma das obras mais exaltadas pelo prefeito, a Ciclovia do Trabalhador - uma obra de urbanização da antiga linha férrea, que agora tornou-se uma área de lazer e mobilidade que cruza oito bairros da cidade. Lira destinou cerca de 30 milhões para os trabalhos, que se estendem por várias etapas.
Ao mesmo tempo em que recebe os afagos dos rivais, Luciano vai mantendo em ‘banho-Maria’ seu apoio político para 2026. Isto porque, além da sua gestão, o prefeito tem outros dois projetos eleitorais que entram nessa conta: as eleições de Lucas e Daniel Barbosa.
Daniel é do PP de Arthur, e foi convidado por Renan para a chapa do MDB. Já Lucas pode ir para o MDB, com Daniel sendo mantido na sigla de Lira. Equação que terá que ser resolvida pelo prefeito, enquanto mantém a diplomacia.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Polícia busca dupla que matou jovem em assalto em São Paulo
Proibição de celulares melhora aprendizagem, segundo 70% dos professores, e reduz bullying
Águas do Sertão é alvo de nova ação civil pública que cobra transparência à população alagoana
Arapiquense Cláudio Canuto toma posse na Academia Brasileira Rotária de Letras
Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos em Belo Horizonte
