Chope com van Gaal, oito meses e reforma: como a Gávea se tornou a casa da Holanda na Copa
A Gávea mudou para se tornar a casa da Holanda durante a Copa do Mundo no Brasil. E saltou aos olhos de quem sempre frequentou a sede rubro-negra. Mas o gramado impecável, a área de convivência e os vestiários reformados fizeram parte não de um simples acordo.
Mas de um projeto nascido há pouco mais de oito meses e celebrado com um chope entre dirigentes rubro-negras e o técnico holandês, Louis van Gaal.
Em outubro de 2013, o clube rubro-negro foi procurado pela Federação Holandesa para saber se haveria condições de tornar o local a sede de uma das finalistas da última Copa do Mundo.
Com a resposta positiva, coube ao técnico Louis van Gaal desembarcar no Rio de Janeiro para avaliar as instalações. Ao técnico foram oferecidas até mesmo as dependências do Ninho do Urubu. Mas a distância do CT rubro-negro para a Zona Sul carioca - cerca de 30km - colaborou para a preferência do técnico pela Gávea.
Seriam necessários reajustes, mas a sede rubro-negra seria, sim, a casa da Holanda. Acordo feito, projeto batizado "Gávea KNVB Brasil" e para ser celebrado. Louis van Gaal foi convidado para tomar um chope com os dirigentes rubro-negros, como o então vice de futebol, Wallim Vasconcellos, e o vice de administração, Cláudio Pracownik. Topou.
E a parceria entre rubro-negro e holandeses atravessou, literalmente, a rua para refrescar o gogó. van Gaal, segundo relatos, estava satisfeito.
Mas a Federação Holandesa ficou em cima. A partir de abril deste ano, quando as obras começaram, houve vistorias permanentes. Quinzenalmente, representantes holandeses desembarcavam na Gávea para acompanhar as reformas e repassar à comissão técnica.
Os valores, no entanto, são mantidos em sigilo. Mas foram divididos em três partes. Gramado e seu entorno ficaram a cargo dos holandeses.
Vestiários e uma quadra abaixo da arquibancada, local da sala de entrevistas coletivas, couberam ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa. A verba nem mesmo passava pelo clube rubro-negro e era diretamente enviada às empresas responsáveis.
O Flamengo arcou com a área de convivência. E a Praça Carlinhos, ex-técnico e jogador do clube, passou a se chamar "Carlinhos Square" em uma das placas indicativas.
"Eles foram muito simpáticos, acessíveis. Eles estiveram muito presentes durante a obra. Deixaram um time aqui. Eles supervisionaram bem a obra. Estamos orgulhosos em tê-los aqui", disse o diretor de administração do Flamengo, Marcelo Helman, responsável pelo projeto com a Holanda.
O gramado, talvez em qualidade nunca vista antes, não foi replantado. Sob a batuta da empresa Greenleaf, a mesma que cuida do Maracanã, foi feita uma raspagem, aproveitando as mudas existentes e finalizado com adubo. O campo da Gávea, agora, brilha. A proximidade com o hotel da delegação holandesa, em Ipanema, também agrada. A segurança ficou ao cargo do COL.
"Estamos felizes com a estrutura e o que nos foi oferecido pelo Flamengo, um dos maiores clubes do Brasil. Temos todas as condições aqui", elogiou o técnico holandês, Louis van Gaal.
Equipamentos como bicicletas ergométricas, trazidos pelo holandeses, podem permanecer como legado ao clube, mas ainda não é certo. Mas nem mesmo os sócios rubro-negros têm acesso liberado. Ao redor do gramado foram colocadas placas que impedem a visão. Da Gávea, a Laranja Mecânica viaja para outros locais para os jogos e, em seguida, volta para a toca.
Mas neste sábado, a Holanda dá uma brecha: o treino será aberto ao público e 500 ingressos foram doados à prefeitura e ao Governo do Rio, que os repassaria a instituições carentes. Tudo para ver o resultado de um projeto que começou com um chopinho, do outro lado da rua, com ninguém menos do que Luis van Gaal.
Últimas notícias
Em caminhada até Brasília, Cabo Bebeto celebra chegada de Alfredo Gaspar e diz: “O meu senador veio”
Leonardo Dias chega ao DF após caminhada nacional ao lado de Nikolas Ferreira
Cultura, arte e identidade: Estande de Lagoa da Canoa encanta público na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos
Estande da Câmara na Feira da AMA oportuniza a população a conhecer ações Legislativas
JP Adestramento Canino adverte sobre negligência e manejo de pitbulls em Arapiraca
Acidente grave entre moto e cinquentinha deixa dois feridos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
