Futebol

Técnico de Camarões é emparedado: 'Vai pedir demissão agora ou depois?'

Por Lancepress 19/06/2014 07h07
Técnico de Camarões é emparedado: 'Vai pedir demissão agora ou depois?'
- Foto: Jeff Mitchell/Fifa

 Você deve pedir demissão agora ou depois de jogar contra o Brasil? - O senhor está à altura da confiança dos camaroneses?

- Todos reclamam do senhor. Há alguma chance de jogar bem contra o Brasil? - Não deve desculpas pela imagem de vergonha diante de 3 milhões de camaroneses?

As perguntas, em tom de inquisição, foram feitas pela imprensa camaronesa, insatisfeita com a desclassificação da seleção africana depois de ser goleada por 4 x 0 pela Croácia.

Para eles, a única decisão a ser tomada era o alemão Volker Finke abandonar o cargo imediatamente.

“Vocês estão fazendo a pergunta para a pessoa errada”, disse repetidas vezes. Finke culpou a expulsão de Song, ainda no primeiro tempo, pelo placar adverso. Disse que a equipe perdeu a organização depois disso e que jogadores não se esforçaram o suficiente.

A partida desta terça-feira envergonhou os camaroneses não apenas pelo desempenho em campo. Song foi expulso depois de agredir o croata Mandzukic em uma jogada que não oferecia risco. Na saída do gramado, o lateral Assou-Ekotto e o atacante Moukandjo trocaram tapas.

“Os senhores têm razão. Foi uma tarde ruim. Eu vi essas coisas acontecendo e ficou claro que é necessário encontrar as razões. É inaceitável a briga entre os dois jogadores. Foi uma coisa muito feia o que aconteceu. Essa equipe falhou duas vezes, em campo e no comportamento. E um resultado como esse é uma vergonha para Camarões.”

Não se surpreenda se Finke não estiver à frente da seleção africana contra o Brasil, em Brasília, na segunda-feira.

Na história das Copas, apenas um técnico foi demitido com o torneio em andamento – justamente Carlos Alberto Parreira, que hoje integra a comissão técnica brasileira e foi dispensado pela Arábia Saudita em pleno Mundial da França, em 1998. Mas ele ainda crê que é possível enfrentar o Brasil de cabeça erguida.

“Teremos novamente onze contra onze. Teremos paridade novamente. Todos os jogadores estão desapontados. É preciso de dois a três dias para analisarmos o que aconteceu.

Com o resultado desta terça-feira, Camarões completou seis jogos sem vencer uma partida de Copa do Mundo. A última vitória aconteceu em 2002 – 1 x 0 na Arábia Saudita. Se perder para o Brasil, volta para a casa com a segunda pior série de derrotas da história, só perdendo para o México.