Blatter: Palmeiras foi o campeão mundial de 51

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse em entrevista ao jornal “Estado de São Paulo” que o Palmeiras é o campeão mundial de 1951.
Em reconhecimento pelo título da Copa Rio daquele ano, o clube receberá um certificado, o que não significa que a competição, disputada no Rio de Janeiro e em São Paulo, será considerada como oficial da entidade. Além disso, a conquista do Verdão não será equiparada aos mundiais da Fifa, de 2000 e a partir de 2005.
“O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano”, afirmou Blatter.
A notícia pode encerrar uma luta de quase 10 anos do clube para ter a conquista reconhecida com um título mundial. Desde 2006, dirigentes do Palmeiras tentaram de várias formas convencer a Fifa da ideia, o que pode acontecer, enfim, no ano do centenário alviverde.
Em 2007, o Verdão recebeu um fax da entidade, que reconhecia o título. A Fifa, porém, voltou atrás pouco depois e adiou a decisão final. Os torcedores e dirigentes, porém, sempre se consideraram campeões mundiais.
Segundo o “Estado”, as declarações de Blatter irritaram a equipe de comunicação da Fifa que acompanhava o cartola. A assessoria da entidade afirmou que um comunicado sobre o assunto seria divulgado.
A Copa Rio, organizada pela então Confederação Brasileira de Desportos, com a chancela da Fifa, teve apenas duas edições. Oito equipes disputaram cada uma, divididas em dois grupos de quatro times.
Uma chave era sediada no Rio de Janeiro, a outra, em São Paulo. Os dois primeiros avançavam para a semifinal, de onde saíam os finalistas – as duas últimas fases eram disputadas em jogos de ida e volta.
Na primeira, em 1951, o Palmeiras venceu a Juventus na decisão. Em 1952, o Fluminense, outro clube que se considera campeão mundial daquele ano, foi campeão após derrotar o Corinthians na final.
O reconhecimento do título palmeirense pela Fifa deve animar o Tricolor do Rio a buscar a mesma chancela. O Vasco, vencedor do Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer, em 1953, competição análoga à Copa Rio, também tenta o reconhecimento da Fifa como campeão mundial.
Últimas notícias

Homem em situação de rua é chamado de ladrão e espancado até a morte em via pública em Arapiraca

Avó e neto de oito anos são atropelados por carro no município de Novo Lino

Após chuva e vento forte, outdoor fica pendurado sobre fiação na Av. Álvaro Calheiros

Dr. Alberto Sandes estreia nesta segunda o programa 'Antenados com a Saúde' na Rede Antena 7

Idosa de 83 anos é atacada com pedaço de madeira pelo neto no Agreste de AL

Mãe ‘empresta’ veículo sem retrovisor para filho adolescente fazer compra em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
