Blatter: Palmeiras foi o campeão mundial de 51
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse em entrevista ao jornal “Estado de São Paulo” que o Palmeiras é o campeão mundial de 1951.
Em reconhecimento pelo título da Copa Rio daquele ano, o clube receberá um certificado, o que não significa que a competição, disputada no Rio de Janeiro e em São Paulo, será considerada como oficial da entidade. Além disso, a conquista do Verdão não será equiparada aos mundiais da Fifa, de 2000 e a partir de 2005.
“O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano”, afirmou Blatter.
A notícia pode encerrar uma luta de quase 10 anos do clube para ter a conquista reconhecida com um título mundial. Desde 2006, dirigentes do Palmeiras tentaram de várias formas convencer a Fifa da ideia, o que pode acontecer, enfim, no ano do centenário alviverde.
Em 2007, o Verdão recebeu um fax da entidade, que reconhecia o título. A Fifa, porém, voltou atrás pouco depois e adiou a decisão final. Os torcedores e dirigentes, porém, sempre se consideraram campeões mundiais.
Segundo o “Estado”, as declarações de Blatter irritaram a equipe de comunicação da Fifa que acompanhava o cartola. A assessoria da entidade afirmou que um comunicado sobre o assunto seria divulgado.
A Copa Rio, organizada pela então Confederação Brasileira de Desportos, com a chancela da Fifa, teve apenas duas edições. Oito equipes disputaram cada uma, divididas em dois grupos de quatro times.
Uma chave era sediada no Rio de Janeiro, a outra, em São Paulo. Os dois primeiros avançavam para a semifinal, de onde saíam os finalistas – as duas últimas fases eram disputadas em jogos de ida e volta.
Na primeira, em 1951, o Palmeiras venceu a Juventus na decisão. Em 1952, o Fluminense, outro clube que se considera campeão mundial daquele ano, foi campeão após derrotar o Corinthians na final.
O reconhecimento do título palmeirense pela Fifa deve animar o Tricolor do Rio a buscar a mesma chancela. O Vasco, vencedor do Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer, em 1953, competição análoga à Copa Rio, também tenta o reconhecimento da Fifa como campeão mundial.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
