Futebol

Gustavo Feijó diz que: 'Alagoas não vai cumprir calendário do futebol brasileiro'

Por Jânio Barbosa com Esporte Alagoano 15/09/2014 06h06
Gustavo Feijó diz que: 'Alagoas não vai cumprir calendário do futebol brasileiro'

Sem papas na língua, polêmico e com o costume de assumir suas atitudes e as consequências do que ele faz. Este é Gustavo Feijó. Presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e eleito vice-presidente da CBF – assumindo o cargo a partir de março do próximo ano - , Gustavo Feijó chutou o balde e com o seu peso no atual cenário político da CBF, qualquer fala tem uma repercussão ampliada.

Recentemente a CBF divulgou o novo calendário do futebol brasileiro que atende o pedido do movimento Bom Senso determinando um período para pré-temporada e reduzindo as datas disponíveis para as competições estaduais.

Com apenas doze datas disponíveis, caso siga a risca o calendário da CBF, o Campeonato Alagoano poderá ter apenas um mês e quinze dias. A competição traz o risco de um clube como o CSA ter apenas 45 dias de competição ao longo de toda a temporada.

Gustavo Feijó reagiu em relação ao calendário divulgado pela entidade que ele irá participar a partir da próxima temporada.

Em entrevista ao repórter Alberto Oliveira da Rádio Gazeta Am de Maceió e do portal esportealagoano, Gustavo Feijó chutou o balde e revelou que não irá cumprir o calendário da CBF.

”Eu sou de respeitar regras, mas as vezes as regras são para serem quebradas. Por isso que as vezes me chamam de polêmico.Eu não posso admitir nem o CSA, nem as outras equipes que são a maioria do meu estado jogando este período citado. Nós precisamos rever esta situação. Vamos juntar as equipes através do arbitral para que o estadual tenha mais datas, para que a competição seja mais longa em relação ao que propõe o Bom Senso”, declarou o presidente da FAF.

Ainda segundo Feijó haverá uma reunião com os clubes e que será encontrado um caminho jurídico para que as regras estabelecidas no calendário do futebol brasileiro sejam quebradas. “Vamos procurar um caminho jurídico necessário para que a gente tenha uma competição bem mais longa do que propõe o calendário da CBF”, revelou.

Feijó afirma que a maioria dos clubes da 1ª Divisão precisam de calendário e de arrecadação. “O CSA é um time massa e precisa ter calendário, precisa de receita, o Murici também. Vamos encontrar soluções”, afirmou o presidente.

AMPLIAÇÃO DO CALENDÁRIO
Gustavo Feijó também demonstra preocupação com o segundo semestre, quando a maioria das equipes do futebol alagoano ficam inativas. Este ano por exemplo, apenas 40% das equipes alagoanas tiveram atividade até o mês de agosto. Santa Rita avançou na Copa do Brasil até a fase de oitavas de final. O Coruripe ainda disputa a Série D. CRB e ASA disputam a Série C.

Feijó imagina um competição no segundo semestre regionalizada e com participação de equipes de alguns estados do Nordeste.”Alagoas é um Estado pobre. Acredito que no futuro possamos ter um desportista a frente dos destinos do Estado para podermos trazer uma parceria e montar uma competição regional, com times de Sergipe e Pernambuco e termos possibilidade darmos calendário para estas equipes”, disse o dirigente.

REVELAÇÃO
O presidente da FAF está entre os dirigentes que mostram preocupação com jovens talentos. Reclama que tentou fazer um competição limitando a idade de alguns jogadores e que até hoje responde a um processo e paga multa por isso. “Em vários lugares pode. Em São Paulo tem esta competição, mas aqui não pode. Fazer o que?” indaga.

Feijó alerta para a necessidade de revelar jogadores como um caminho de salvação para o futebol brasileiro. “Vejo o 2º semestre para criar uma competição para criar talentos. Se a gente não criar novos talentos, o que vai falir é o próprio futebol brasileiro”, alertou.