Futebol

Laterais simbolizam maior modificação feita pelo técnico Dunga

Por 7 segundos com LanceNet! 09/10/2014 10h10
Laterais simbolizam maior modificação feita pelo técnico Dunga
- Foto: Getty Imagens

Com oito nomes chamados em duas convocações, as laterais da Seleção ainda não têm donos na Era Dunga. Mais do que apresentar indefinições, o setor simboliza, ao menos para os compromissos contra a Argentina e o Japão, a renovação mais radical promovida pelo treinador desde que ele assumiu o comando do Brasil.

Ao se considerar os jogadores convocados para todas as posições, as laterais têm a menor média de idade – 24,5 – e não contemplam representantes que estiveram na Copa do Mundo. Os outros setores, por sua vez, são preenchidos por pelo menos um nome que compôs o grupo de Luiz Felipe Scolari.

Rejuvenescida, a lateral esquerda especificamente trouxe um dos mais jovens do atual grupo. Dodô, que aos 22 anos só perde o título de caçula para Phillipe Coutinho devido a uma diferença de quatro meses, vê na chance dada pelo técnico a oportunidade não apenas de conseguir uma consequência, mas também de se apresentar.

– Boa parte do pessoal que não acompanha futebol italiano não me conhece – comentou o lateral da Inter de Milão.

Ao lado de Dodô, Danilo, de 23, e Mário Fernandes, de 24, são apostas de Dunga inseridas no projeto a longo prazo que mira o Mundial de 2018. Caso se firmem, chegariam à Rússia com mais bagagem e maduros.

Filipe Luís, que já tem 29 anos, é o único que destoa entre os laterais quando se leva em consideração o quesito experiência. Fator, entretanto, que não o coloca também totalmente fora da próxima Copa.

O jogador do Chelsea, inclusive, leva vantagem, neste momento, sobre outros experientes que já frequentaram a lista de Dunga, como Maicon (33), cortado por indisciplina, e Marcelo (26), chamado para a vaga de Alex Sandro (23), do Porto, cortado na primeira lista devido a uma lesão na coxa esquerda.

TESTADOS

Lateral direita

Dunga chamou quatro jogadores para o setor. Danilo é o único que apareceu nas duas convocações. Na primeira, ele esteve ao lado de Maicon, cortado por indisciplina. Fabinho, do time sub-21, chegou a ser reintegrado. Agora, Mário Fernandes ganha chance.

Lateral esquerda

Alex Sandro e Filipe Luís figuraram na primeira lista de Dunga. O jogador do Porto foi cortado devido à lesão e Marcelo teve uma chance. Agora, é a vez de Dodô, da Inter de Milão. Assim como Danilo, Filipe Luís é o único a ser convocado duas vezes.

MÉDIAS DE IDADES

Laterais
24,5 – Dodô, 22, é o mais novo

Meias
25, 6 – Phillipe Coutinho, 22, é o mais novo

Volantes
26,25 – Rômulo , 24, é o mais novo

Defesa
26,75 – Juan , 23, é o mais novo

Atacantes
27 – Neymar , 22, é o mais novo

Goleiros
27,3 – Rafael Cabral, 24, é o mais novo