Pressão por vitória é grande... dos dois lados!
O técnico Joel Santana já avisou: o Vasco precisará somar entre 65 e 66 pontos para garantir o acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Isso significa conquistar quatro vitórias nos últimos oito jogos. E para a meta não ficar apertada, o Gigante da Colina precisa buscar a reabilitação já contra o América-RN, nesta terça-feira, às 19h30, na Arena das Dunas, em Natal, pela 31ª rodada.
Se o Vasco se aproxima do acesso, o Mecão está pressionado na parte debaixo. Na última rodada, o time potiguar acumulou mais um tropeço ao perder para o Bragantino, por 2 a 1. Por conta disso, estacionou nos 30 pontos, na 17 posição, dentro da degola. Tem cinco pontos a menos que o Oeste, o primeiro fora do Z4. Além disso, está há 15 ou 16 pontos de corte para escapar da queda.
Por outro lado, o time cruz-maltino viu sua série de dez jogos de invencibilidade ser quebrada no sábado passado. Os cariocas foram derrotados pelo Santa Cruz, por 1 a 0, e caíram para a terceira posição, com 54 pontos. São três pontos a menos que a líder Ponte Preta. Perde para o vice Joinville no número de vitórias: 16 a 14.
HORA DE BATER NO PEITO
Especialista em recuperações, o técnico Roberto Fernandes pediu mais seriedade a seus jogadores e deixou o aviso: “quem não estiver comprometido, que se afaste”. "É muito mais do que conversa, agora é muito mais o "feeling" do treinador para saber quem pode ajudar ou não nesta reta final. Mais do que bom jogador, é preciso ter personalidade e ter condição de partir pro jogo”, disse.
Com a mensagem, Roberto Fernandes espera dar um choque de realidade em seus jogadores e motivá-los para conseguir as vitórias. O treinador espera ver um resultado melhor já nesta terça-feira, quando o Mecão recebe o Vasco, na Arena das Dunas, em Natal.
Mais do que um adversário complicado, o América-RN ainda tem um problemão. O lateral-direito Wálber levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. Como Marcelinho e Digão estão entregues ao Departamento Médico, Roberto Fernandes será obrigado a improvisar.
Nesta segunda-feira, o treinamento foi com portões fechados, para que o Vasco não tenha nenhuma informação sobre a escalação do América-RN.As opções de improvisação na lateral-direita são dos volantes Judson e Neto.
DESCANSO E MISTÉRIO
Dois dias depois de perder para o Santa Cruz em Recife, o elenco do Vasco voltou a treinar nesta segunda-feira, véspera da partida contra o América-RN. Já em Natal, o técnico Joel Santana preferiu não abusar da condição física dos seus atletas e liberou o elenco para fazer apenas um rachão.
Os dois titulares da zaga vascaína não participaram da atividade. Tanto Rodrigo quanto Douglas Silva fizeram trabalho para reforçar a musculatura, mas nenhum dos dois deverá ser problema para a partida. Desfalque certo é o volante Fabrício, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
De acordo com Joel Santana, ele vai se reunir com o restante da comissão técnica para definir a escalação da equipe diante dos potiguares. Para o lugar de Fabrício, a tendência é que Joel opte por Dakson ou Maxi Rodriguez, que se uniriam a Douglas na armação de jogadas. Guiñazu e Pedro Ken completam o meio de campo, logo à frente da zaga.
América-RN
Andrey; Judson (Neto), Cleber, Lázaro e Wanderson; Jean Cléber, Val, Andrezinho e Jeferson;
Rodrigo Pimpão e Isac.
Técnico: Roberto Fernandes
Vasco da Gama-RJ
Martin Silva; Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Pedro Ken, Dakson (Maxi Rodríguez) e Douglas; Thalles e Edmilson.
Técnico: Joel Santana