Londrina perde quatro mandos de campo; Brasil de Pelotas é absolvido
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Londrina com a perda de mando de campo de quatro jogos, entre elas duas partidas com portões fechados, e multa de R$ 20 mil pela confusão generalizada com o Brasil de Pelotas, no segundo confronto válido pela semifinal da Série D do Brasileiro, no estádio do Café, no último dia 1º de novembro. No julgamento, a equipe gaúcha foi absolvida das acusações que previam a perda de mando de campo.
O STJD definiu que o clube paranaense foi considerado culpado por não prevenir a desordem. A decisão é em primeira instância e os clubes ainda podem recorrer. A punição de perda de mando de campo deverá ser cumprida na Copa do Brasil, caso o Londrina obtenha uma vaga, ou na Série C do Brasileiro, em 2015.
Além da perda de mando de campo, jogadores e membros das comissões técnicas de Londrina e do Brasil de Pelotas foram suspensos por vários jogos. Os atletas que estavam no banco de reservas do Londrina - Marcelo, Diego Prates, Cristovam, Leonado Dagostini, Bidia, Guilherme Amorim, Robson e Hiago - levaram seis jogos cada de afastamento.
Já Allan Vieira pegou uma suspensão de sete partidas. Ele foi acusado pelos artigos 254-A (agressão), 257 (participar de rixa ou tumulto) e 258 (conduta contrária à disciplina desportiva). Anderson, por sua vez, foi punido com seis jogos, enquanto que Madison não poderá atuar em duas partidas. O fisioterapeuta Marcelo Lima não pode entrar em campo por três partidas, enquanto o técnico Claudio Tencati está suspenso por uma partida.
No Brasil de Pelotas, Eduardo Brock, Eduardo Martins Nunes, Jenner Zottele, Cirilo, Gustavo Martins e Ederson foram suspensos por seis jogos. O jogador Marcio Jonathan, que chutou o roupeiro do Londrina, Sidnei Schelian, enquanto ele estava caído, foi quem recebeu a maior punição, com 10 jogos de suspensão. O técnico Rogério Zimmermann recebeu uma partida de punição. O auxiliar Alex Lessa levou seis partidas e o massagista do Brasil, Paulo Sérgio Teixeira, tomou três partidas.
Caso a equipe gaúcha não consiga um efeito suspensivo, a equipe não poderá entrar em campo para disputar a final da Série D contra o Tombense. O segundo jogo da decisão está marcado para o próximo domingo (16), em Muriaé, às 17h. A defesa do Brasil de Pelotas já informou que vai entrar com recurso.
O único atleta absolvido foi o goleiro Eduardo Martini, do Brasil de Pelotas, que chegou a ser algemado e acusado de agressão ao roupeiro do Londrina. Baseado em imagens gravadas no jogo, a interpretação do STJD foi de que o goleiro agiu em defesa do cinegrafista da RBS que foi agredido por membros do Londrina. Martini é titular e poderá jogar a final.
A confusão no estádio do Café aconteceu logo após a expulsão de Zimmermann, que reclamou do gol de empate do Tubarão junto ao árbitro. Ele não deixou o campo e teria provocado membros da comissão técnica do time adversário. A procuradoria do STJD denunciou 25 pessoas no total - 13 do Londrina e 12 do Brasil de Pelotas.
Últimas notícias
Mulher é achada morta em cima da cama no município de Craíbas
Jovens são presos suspeitos de tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Prefeitura de Maragogi promove Caminhada da Inclusão em alusão ao Mês de Conscientização do Autismo
Célia Rocha se filia ao PSDB e reforça grupo político de JHC em Alagoas
Cabo Bebeto critica obra de R$ 70 milhões na BR-101 e dispara contra Renan Filho e Lula
Câmeras registram momento em que motociclista é arremessado sobre veículo no Jardim Petrópolis
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
