Futebol

Contra 'dificuldades' do Once Caldas, Corinthians buscará 'intensidade'

Por 7 Segundos com LanceNet! 23/12/2014 09h09
Contra 'dificuldades' do Once Caldas, Corinthians buscará 'intensidade'
Once Caldas - Foto: Divulgação/Site Oficial

O Corinthians já conhece seu rival na primeira fase da Copa Libertadores de 2015. Após a definição do Campeonato Colombiano na noite do último domingo, o Once Caldas (COL) será o adversário dos duelos mata-mata nos dias 4 (Arena Corinthians) e 11 de fevereiro (Palogrande, em Manizales). Retranca forte, viagem longa e com logística complicada e altitude são alguns dos fatores que os comandados de Tite vão esperar.

O treinador e o preparador físico Fábio Mahseredjian vão priorizar a parte física na pré-temporada, que terá sua primeira etapa nos Estados Unidos. Como conhece boa parte do elenco e já sabe como fazer a equipe jogar, o foco será na “intensidade”, famosa palavra usada pelo gaúcho. A orientação foi para que nenhum dos atletas precise perder peso ou demore para entrar em forma depois da reapresentação.

– Intensidade é pau dentro! Temos experiência nessa situação. É ver tudo que a gente precisa. É um momento muito importante e difícil, já passei por ele. E vamos tentar não errar o que erramos no passado – disse o treinador alvinegro.

Assim como o Timão, o Once Caldas, campeão do torneio em 2004, não disputou-o em 2014.
Tite já está “tarimbado” após a tragédia com o também colombiano Deportes Tolima, na primeira fase de 2011. Naquela ocasião, o Timão pagou o preço de não ter um esquema definido, e com os medalhões Roberto Carlos e Ronaldo muito aquém da forma física ideal.
Em conversa com a diretoria e membros da comissão técnica, Tite deu a entender que não vai alterar muito a base titular de Mano. Vale lembrar que chegarão reforços importantes, como Cristian e Dudu.

Se passar, o Timão entra no Grupo 2, com o rival São Paulo, San Lorenzo (ARG) e Danúbio (URU).

O TIMÃO VAI ENCARAR...

Seca em 2014

O Once Caldas virá de uma temporada sem títulos. Em 2014, a equipe não disputou a Copa Libertadores e não chegou às finais do campeonato nacional. No Apertura, ficou em quinto, enquanto terminou o Clausura na quarta colocação.

Sem selecionáveis

“Os Brancos”, como são chamados, não têm nenhum jogador acima da média. Apenas o goleiro Cuadrado foi para a seleção nacional, mas é reserva.

Time inexperiente

Na base titular do Once Caldas, nenhum atleta tem mais de 30 anos.

Logística ruim

O duelo de volta será no dia 11, três dias depois do clássico contra o Palmeiras pelo Paulistão. A viagem é complicada. São sete horas de voo até Pereira, uma cidade a 60km de Manizales. De lá, mais 1h30 de ônibus, em estrada cheia de curvas, subidas e descidas. Em 2011, quando o Santos foi ao local, Neymar e Elano passaram mal no trajeto.

Altitude

Manizales fica a 2.160m do nível do mar e sua altitude já faz certa diferença em campo, segundo relatos de atletas.

Retranca

Assim como em 2004, o atual time é conhecido pela forte marcação. No Campeonato Colombiano, só ficou atrás do campeão Santa Fé como a melhor defesa da competição. Levou 34 gols em 36 partidas.

ERROS DE 2011 NO TRAUMA TOLIMA

Indefinição

Após oito jogos invicto no Brasileirão de 2010, Tite iniciou o ano sem ter o time ideal. No duelo contra o Tolima, variou esquema e peças nos dois duelos e, depois, admitiu que tinha sua parcela de culpa.

Físico

Jogadores como Roberto Carlos e Ronaldo estavam aquém do ideal na reapresentação. Equipe sentiu a correria do Tolima.

Preparação

Timão havia disputado três jogos do Paulistão antes da primeira fase da Libertadores. Agora, serão três amistosos (dois nos EUA) e dois jogos pelo campeonato estadual.

Confiança

Tolima, na época, não era conhecido. E torcida e jogadores acharam que passariam facilmente.