Futebol

CBF divulga regulamento da Copa do Brasil e retira vantagem do gol fora de casa

Por Claudio Barbosa 11/01/2015 09h09
CBF divulga regulamento da Copa do Brasil e retira vantagem do gol fora de casa
- Foto: Reprodução



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o regulamento definitivo da Copa do Brasil de 2015. Alagoas terá como representantes na competição, Coruripe, CRB, Murici e ASA, que garantiu sua presença pelo ranking de clubes. Em comparação com a temporada passada, não houve grandes mudanças.

A principal delas é o formato da final. A decisão continuará sendo disputada em dois jogos, porém, não há mais o gol fora de casa como critério de desempate. A CBF passa a seguir o mesmo modelo da Libertadores, que é decidida neste formato.

Na primeira e segunda fases, continua o mesmo critério e, caso o clube visitante vença a primeira partida por dois ou mais gols de diferença, estará automaticamente classificado para a fase seguinte sem a necessidade da realização da partida de volta.Nestas duas primeiras fases, o mando de campo da partida de volta, em cada grupo, pertencerá ao clube melhor posicionado no RNC (Ranking Nacional de Clubes).

Para as demais fases os mandos de campo serão conhecidos através de sorteio público a ser realizado pela DCO, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio.

O torneio será realizado em formato de mata-mata desde o início até a decisão. Sendo que, na quarta-fase, os 10 clubes que permanecerem vivos se juntam a aqueles que disputaram a Copa Libertadores da América: Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Corinthians, mais o Fluminense, sexto colocado no Campeonato Brasileiro de 2014.