Na maior crise da história, Portuguesa amarga 7º rebaixamento em 13 anos
A novela envolvendo a crise da Portuguesa ganhou mais um capítulo negativo na noite nesta quarta-feira. O péssimo início de temporada foi "coroado" com mais um triste rebaixamento, desta vez no Campeonato Paulista. Com a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, a Lusa confirmou a queda à Série A2, de onde havia saído recentemente, em 2013.
O tropeço diante do Tricolor, na verdade, apenas selou o que já estava sendo desenhado desde a primeira rodada do torneio. Os diversos problemas políticos, com a renúncia do presidente Ilídio Lico em março, mais uma vez atrapalharam dentro de campo a equipe, que, em 15 jogos, somou apenas 13 pontos (duas vitórias, sete empates e seis derrotas).
O resultado obtido no Estadual de 2015 determinou o sétimo rebaixamento do clube em apenas 13 anos: três vezes no Paulistão (2006, 2012 e agora 2015) e outras quatro no Brasileirão (2002, 2008, 2013 e 2014). Atualmente, a Lusa é um time de terceiro escalação nacional e segundo estadual, degrau mais baixo de sua história.
Resta à Portuguesa em 2015 se reconstruir, arrumar a bagunçada casa, fazer uma boa campanha na Copa do Brasil, se destacar na Série C do Brasileirão e, assim, tentar recuperar um pouco do orgulho ferido da sua fanática torcida. Segundo um de seus torcedores mais ilustres, o maestro João Carlos Martins, o novo rebaixamento é razão para o clube fechar suas portas.
- Você não pode escrever isso no seu jornal, mas todos sabem o que aconteceu naquele Campeonato Brasileiro em que a Portuguesa foi rebaixada por usar um jogador irregular. A Portuguesa infelizmente teve uma diretoria que se adaptou ao sistema da nossa sociedade e sua torcida merece desculpas. A única saída honrosa no momento seria encerrar o futebol - afirmou João Carlos Martins.
REBAIXAMENTOS EM SÉRIE DA PORTUGUESA:
2002
Depois do êxtase do final dos anos 90, com direito a vice do Brasileirão em 1996, craques revelados e até uma goleada por 7 a 2 para cima do São Paulo, a Lusa começou sua derrocada no Brasileirão de 2002. Mesmo com Bosco e Ricardo Oliveira em campo, a equipe foi uma das rebaixadas ao lado de Botafogo, Palmeiras e Gama. O retorno à elite ocorreu só seis anos depois.
2006
Campeão estadual duas vezes na era amadora e mais uma na profissional, a Portuguesa amargou seu primeiro rebaixamento no Paulistão em 2006, com cinco vitórias, três empates e 11 derrotas. Em 2008, já estava de volta à Série A1. Não por muito tempo...
2008
A Portuguesa brigou contra o rebaixamento à Série C em 2006, conseguiu voltar à Série A em 2007, mas foi logo rebaixada em 2008, com 38 pontos somadas, só três a mais que o lanterna Ipatinga. A equipe dirigida pelo técnico Vadão já contava com nomes como Edno, que se tornaria ídolo em 2011. Athirson, hoje aposentado, e Bruno Rodrigo, hoje bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, jogavam por lá.
2012
Seis anos depois de cair no Paulistão, a Lusa amargou mais uma queda. O fato curioso é que o time havia feito bonito na Série B do Brasileirão no ano anterior, com o título da “Barcelusa”. No Estadual, já sem várias peças, naufragou.
2013
Em campo, campanha irretocável sob o comando de Guto Ferreira. Foram 12 vitórias em 38 jogos, inclusive um 3 a 0 no Santos. Por uso de irregular do meia Héverton, a equipe perdeu pontos e acabou rebaixada no tribunal.
2014
Na Série B do ano passado, a Lusa deu vexame. Depois de deixar o campo na primeira rodada e perder por W.O., venceu quatro vezes, empatou 13 e perdeu 21 jogos, sendo rebaixada com mais de um mês de antecedência. A pior campanha da história da Série B neste formato levou a Lusa à inédita Terceira Divisão do futebol nacional, que será disputada já neste ano. Para quem achava suficiente.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
