Futebol

Galo aguarda definição de Cuca na China para tentar a volta do treinador

Por Globo esporte 29/11/2015 09h09
Galo aguarda definição de Cuca na China para tentar a volta do treinador
Cuca - Foto: Fernando Maia/ O Globo

A possibilidade da volta de Cuca ao Atlético-MG começou a ser discutida no clube. Diante do provável acerto de Muricy Ramalho com o Flamengo e a negativa dos argentinos Alejandro Sabella e Edgardo Bauza, a diretoria atleticana entrou em contato com o técnico paranaense, que hoje atua no time do Shandong Luneng, para saber qual a situação dele na China.   

Cuca tem mais um ano de contrato com a equipe asiática. O salário dele gira em torno de R$ 1,5 milhão por mês, e a multa rescisória do treinador segue essa proporção. A diretoria do Shandong tem uma reunião com o técnico no início desta semana para tratar do futuro dele no clube. Se não houver acordo sobre a quantia a ser paga aos chineses para a liberação do treinador, o retorno dele a Belo Horizonte fica inviabilizado. Caso Cuca seja demitido e ficando livre da multa, o acerto salarial para concretizar a volta dele ao Alvinegro seria mais fácil. Também interessados em repatriar o paranaense, dirigentes do São Paulo monitoram qual será o destino do técnico na próxima temporada.

A passagem mais vitoriosa de Cuca, como treinador, foi no Atlético-MG. Dirigindo o Galo, o técnico conquistou os títulos da Taça Libertadores de 2013 e e dois estaduais, em 2012 e 2013. Cuca chegou ao time alvinegro em agosto de 2011, disputando 153 jogos. Foram 80 vitórias, 34 empates e 39 derrotas.

Às vésperas de disputar o Mundial de Clubes, no Marrocos, em 2013, o então presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, anunciou a renovação de contrato de Cuca com o clube alvinegro. No entanto, poucos dias antes da estreia do Galo no torneio, o treinador revelou o acerto com os chineses do Shandong Luneng, para onde seguiu após a participação no Mundial. Na Ásia, Cuca conquistou o título da Copa da China, em 2014. Como os resultados da última temporada ficaram abaixo do esperado, a pressão chinesa sobre o técnico paranaense aumentou. Com a saída de Levir Culpi do Atlético-MG, a possibilidade do retorno de Cuca ao clube começou a ser trabalhada. 

Carlinhos Neves 

Indecentemente de Cuca, o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, negocia também o retorno do preparador físico Carlinhos Neves ao time alvinegro. No fim do ano passado, Carlinhos deixou o Galo para se juntar a Cuca no Shandong. Como o vínculo dele com o time chinês se encerra neste fim de ano, o Atlético-MG tem interesse em recontratá-lo para voltar a ter um preparador físico permanente no clube. Um encontro entre as partes está programado para os próximos dias.