Futebol

Time cai e sobe no mesmo ano em Tocantins

Por Futebol Interior 07/12/2015 10h10
Time cai e sobe no mesmo ano em Tocantins
- Foto: Reprodução

O Tocantins foi rebaixado este ano no Campeonato Tocantinense de 2015 e, no mesmo ano, conquistou o acesso. E isto aconteceu na tarde deste domingo no estádio Castanheirão, em Miracema, cidade situado a 75 km da capital Palmas, onde o Tocantins venceu o União de Palmas nos pênaltis e garantiu o "acesso".

No primeiro jogo, disputado no último final de semana em Palmas, houve empate em 1 a 1 e, na partida deste domingo, novo empate: 0 a 0. Com dois resultados iguais, a decisão do acesso foi para os pênaltis, e o Tocantins saiu-se melhor, vencendo por 5 a 3.

Agora, Ricanato e Tocantins disputam o título da Segunda Divisão de Tocantins de 2015.

ACESSO?

O União de Palmas disputou pela primeira vez uma competição profissional e caso tenho coragem de contestar a Federação Tocantinense de Futebol poderá estar na primeira divisão em 2016, já que o Tocantins, por ter sido rebaixado este ano, não poderia disputar a divisão de acesso na mesma temporada, o é que proibido pela legislação desportiva. Mas os dirigentes de Tocantins tem medo de enfrentar o eterno presidente da federação local, o ex-Senador Leomar Quintanilha (foto), que faz parte da base que sustenta o grupo de Marco Polo Del Nero na CBF.

No campo, o Tocantins conquistou o "acesso" tendo como treinador Luiz Fernando Dias, que foi zagueiro do Paulista de Jundiaí nos anos 1990 jogando com o nome de Fernandão. O veterano Thurran, de 34 anos, é o jogador mais conhecido do time.

Com a volta irregular do Tocantins, a única novidade no Campeonato Tocantinense de 2016 será o Ricanato. Além de Tocantins e Ricanato, a primeira divisão de Tocantins terá mais seis equipes: Tocantinópolis (atual campeão), Araguaína, Gurupi, Interporto, Palmas e Paraíso.

A Segunda Divisão de Tocantins vem sendo disputada por dez times, com apenas dois meses de competição já que seu início foi no dia dez de outubro.