ASA

ASA segue como melhor time alagoano no ranking da CBF

Por 7 Segundos 09/12/2015 10h10
ASA segue como melhor time alagoano no ranking da CBF
- Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou no início da noite dessa terça-feira (08) o ranking nacional de clubes 2016. O ASA segue como melhor time de alagoano ranqueado, ocupando a 38ª colocação com 3.818 pontos, perdeu três posições em relação a 2014, onde aparecia na 35ª posição. O CRB subiu sete posições e agora aparece na 40ª, com 3.420 pontos. O terceiro melhor alagoano no ranking é o Santa Rita de Boca da Mata que caiu seis posições e está em 77º com 800 pontos.

 

 

 

 

 

 

Âmbito nacional

O título do Campeonato Brasileiro levou o Corinthians do segundo lugar à liderança. O clube paulista desbancou o Cruzeiro no topo da lista. Foi a 14.664 pontos, contra 14.210 do Grêmio, que também cresceu e assumiu a segunda colocação (era o quarto no ano passado). Os mineiros, com 14.064, fecham o top 3.

O ranking leva em consideração a colocação de cada time no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O cálculo é feito com base nos últimos cinco anos, com peso maior para a temporada mais recente. Por exemplo: o Corinthians ganhou 800 pontos por ter sido campeão brasileiro de 2015, e esse valor foi multiplicado por cinco, já que o último campeonato é o que mais pesa - 2014 passa a ter peso quatro, e 2013, peso três (e assim respectivamente).

Também são aplicados bônus aos clubes participantes da Libertadores e da Sul-Americana. São 400 pontos para a primeira competição e 280 para a segunda.

Clique aqui e veja o ranking completo

No ranking das federações, São Paulo segue na frente, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os catarinenses, com quatro clubes na Série A, pularam do sexto para o quarto posto. Alagoas aparece na 12ª colocação e subiu uma posição em relação ao ranking de 2015, acumulando agora 9.457 pontos.

 

Critérios para pontuação

O critério de pontuação é padrão e leva em conta os resultados nos últimos cinco anos, sendo que o ano mais recente tem maior peso e o mais antigo o menor peso. Times da Série A levam vantagem sobre os da B, que tem melhor pontuação que os da Série C e D. A Copa do Brasil também é considerada, assim como a participação na Libertadores, contada até 2012, quando os times que a disputavam ficavam fora da Copa do Brasil.

Entenda melhor: