Futebol

Bahia anuncia Doriva como como técnico

Por Globo Esporte 16/12/2015 11h11
Bahia anuncia Doriva como como técnico
Doriva - Foto: Google

O Bahia, enfim, tem um novo treinador. Sem técnico efetivo desde 16 de novembro, quando Charles Fabian foi liberado para férias antecipadas, o Tricolor anunciou nesta quarta-feira Doriva para comandar a equipe em 2016. A confirmação foi feita inicialmente somente para os sócios do clube através de mensagem de celular.

O treinador estava sem clube desde o mês passado, quando foi demitido do São Paulo. Agora, ele terá a missão de conquistar, na próxima temporada, o objetivo que ficou pelo caminho em 2015: o acesso à Série A. Neste ano, o Tricolor teve um bom primeiro semestre, mas viu tudo desandar na segunda metade da temporada: a queda de rendimento na Série B levou à demissão de Sérgio Soares na reta final da competição, e o acesso à elite ficou para 2016. Como consequência, o Bahia iniciou uma reformulação do departamento de futebol: demitiu o então diretor Alexandre Faria e liberou Charles para férias. Nos últimos jogos da equipe pelo Brasileiro, Aroldo Moreira, do Sub-20, foi o responsável por comandar os atletas à beira do gramado.

Agora a diretoria pode focar na montagem do elenco para 2016. Alguns atletas cujo contrato terminaria no fim deste ano foram informados que o vínculo não seria renovado, casos de Omar, Tchô, Adriano Apodi, Thales e Lenine. Por outro lado, a equipe trabalha na renovação de outros jogadores, como Yuri, João Paulo Penha e Vitor. O atacante Kieza é uma das prioridades: o clube tenta a aquisição em definitivo do jogador e aguarda resposta do Shangai Shenxin, que detém os direitos do atleta. 

Histórico do treinador 

Doriva iniciou a carreira no futebol no início da década de 1990 como jogador do São Paulo, clube que o revelou para o futebol mundial. No Morumbi, conquistou uma Libertadores (1993), um Mundial (1993), uma Supercopa da Libertadores (1993) e duas vezes a Recopa Sul-Americana (1993 e 94). Depois de deixar o São Paulo, seguiu carreira com as camisas de XV de Piracicaba, Atlético-MG, Porto, Sampdoria, Celta de Vigo, Middlesbrough, Blackpool, América-SP e Mirassol, além da Seleção Brasileira. 

Como treinador, estreou pelo Ituano em 2013. No ano seguinte, esteve à frente do Atlético-PR. Nesta temporada, passou por Vasco, Ponte Preta e São Paulo. No clube carioca, foram 33 partidas: 15 vitórias, nove empates e nove derrotas. No Tricolor paulista, teve 33,3% de aproveitamento, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas.