CBF faz testes e espera que a FIFA libere vídeo em agosto
A CBF ainda não desistiu. Por mais que a Fifa sinalize que vá liberar o uso do vídeo no futebol somente em 2017, a Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) ainda tem esperanças de conseguir a autorização para que comece o uso já em agosto. Na próxima semana, membros da Conaf irão à Holanda para um workshop destinado aos países interessados na tecnologia. Na ocasião, os brasileiros esperam convencer a Fifa de que estão preparados para dar o pontapé inicial, como diz Sérgio Corrêa, presidente da Conaf.
De acordo com os defensores da ideia, o recurso do vídeo será fundamental para esclarecer lances polêmicos e ajudar a arbitragem. Porém, ele só deve ser permitido em quatro ocasiões: para determinar se um gol foi marcado, em casos de expulsão, marcações de pênalti e para identificar um determinado jogador, caso haja suspeita de punição equivocada a um atleta. A tecnologia não servirá para lances de impedimento, a menos que seja uma clara situação de gol. Segundo Corrêa, técnicos, jogadores ou qualquer membro de comissão técnica não poderão requisitar a revisão de um lance. A decisão partirá apenas do árbitro principal. O orçamento total previsto é entre R$ 12 e R$ 15 milhões.
A defesa da ideia
“Vamos para a Holanda, vamos ver o projeto deles e vamos continuar tentando até o último minuto para que inicie em agosto. Estamos trabalhando nisso há seis meses, temos mapeamento de todos os estádios, tudo está pré-estabelecido. Falta só a autorização. Se não sair, vamos ter mais tempo para preparar. Não estamos com pressa, é projeto antigo, temos tudo preparado” – declarou Corrêa.
A entidade já realizou testes com os equipamentos para o projeto chamado “Árbitro de vídeo”. A primeira experiência, ainda sem comunicação com o árbitro principal, ocorreu no jogo de ida da decisão do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo, no Maracanã, e teve apoio da Ferj. No único teste feito até agora, o autor do projeto, Manoel Serapião, foi o responsável por liderar o experimento. Ele assumiu o papel de árbitro de vídeo ao analisar, instantaneamente, possíveis jogadas que teriam que ser analisadas no clássico entre Vasco e Botafogo.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
