Esportes Brasil

CBF faz testes e espera que a FIFA libere vídeo em agosto

Por Claudio Barbosa 16/05/2016 17h05
CBF faz testes e espera que a FIFA libere vídeo em agosto

A CBF ainda não desistiu. Por mais que a Fifa sinalize que vá liberar o uso do vídeo no futebol somente em 2017, a Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) ainda tem esperanças de conseguir a autorização para que comece o uso já em agosto. Na próxima semana, membros da Conaf irão à Holanda para um workshop destinado aos países interessados na tecnologia. Na ocasião, os brasileiros esperam convencer a Fifa de que estão preparados para dar o pontapé inicial, como diz Sérgio Corrêa, presidente da Conaf.

De acordo com os defensores da ideia, o recurso do vídeo será fundamental para esclarecer lances polêmicos e ajudar a arbitragem. Porém, ele só deve ser permitido em quatro ocasiões: para determinar se um gol foi marcado, em casos de expulsão, marcações de pênalti e para identificar um determinado jogador, caso haja suspeita de punição equivocada a um atleta. A tecnologia não servirá para lances de impedimento, a menos que seja uma clara situação de gol. Segundo Corrêa, técnicos, jogadores ou qualquer membro de comissão técnica não poderão requisitar a revisão de um lance. A decisão partirá apenas do árbitro principal. O orçamento total previsto é entre R$ 12 e R$ 15 milhões.

A defesa da ideia

“Vamos para a Holanda, vamos ver o projeto deles e vamos continuar tentando até o último minuto para que inicie em agosto. Estamos trabalhando nisso há seis meses, temos mapeamento de todos os estádios, tudo está pré-estabelecido. Falta só a autorização. Se não sair, vamos ter mais tempo para preparar. Não estamos com pressa, é projeto antigo, temos tudo preparado” – declarou Corrêa.


A entidade já realizou testes com os equipamentos para o projeto chamado “Árbitro de vídeo”. A primeira experiência, ainda sem comunicação com o árbitro principal, ocorreu no jogo de ida da decisão do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo, no Maracanã, e teve apoio da Ferj. No único teste feito até agora, o autor do projeto, Manoel Serapião, foi o responsável por liderar o experimento. Ele assumiu o papel de árbitro de vídeo ao analisar, instantaneamente, possíveis jogadas que teriam que ser analisadas no clássico entre Vasco e Botafogo.