Redenção: Craque da seleção de futebol de areia explica como saiu do tráfico

Lucão é considerado um craque no futebol de areia. Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores pelo Vasco da Gama, o atacante é uma peça-chave na Seleção Brasileira da categoria, que busca o pentacampeonato na Copa do Mundo das Bahamas, que está sendo disputada nas areias de Nassau até o próximo domingo. De origem humilde e criado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, ele não tinha perspectivas de futuro até ser descoberto em 2012 por Júnior Negão, ex-jogador e coordenador técnico do cruzmaltino na época.
Quando perdeu a mãe e ficou sem chão, o carioca se envolveu com o tráfico de drogas e até em furtos, mas encontrou a redenção no esporte e hoje se tornou uma referência mundial. Titular do Vasco e do Lokomotiv de Moscou na Rússia, Lucão tem a técnica e a versatilidade como marcas. É capaz de jogar em qualquer posição, sendo valioso no jogo coletivo idealizado pelo técnico Gilberto Costa.
Hoje, ele é um exemplo da importância social do esporte na recuperação de jovens. "Eu ficava na rua fazendo besteira e não tinha expectativa de nada. Aí eu consegui o convite do Júnior Negão, que me ajudou bastante. Ele foi o cara que abriu os caminhos para mim. Minha mãe faleceu quando eu tinha 18 anos. Fiquei sem chão quando perdi a minha mãe, aí tracei o caminho errado. Fiquei perdido. Fui fazer essas besteiras para ganhar um dinheirinho, para poder sair, ajudar a pagar as contas em casa e tudo mais. Eu tinha os meus irmãos que precisava ajudar" - contou Lucão.
Lucão não esconde os erros do passado, busca na verdade que seu exemplo anime outros jovens em busca da recuperação. "Eu vendia trouxinha (de drogas) na rua. Já fumei maconha, mas nunca usei cocaína, só maconha mesmo. Já roubei, já vendi, vendi na praia, já fiz diversas coisas, mas nunca matei, graças a Deus, nunca fiz nada de diferente" - contou o jogador, que lembra do passado difícil e frisa a importância da oportunidade para transformar vidas.
Casado, pai de uma menina de sete anos, devido ao calendário irregular do futebol de areia, ele alterna temporadas no Brasil e na Europa e tem se acostumado a colecionar títulos.
Hoje tem jogo
Lucão foi autor de um golaço de bicicleta que ajudou o Brasil a derrotar a Polônia no domingo, chegando a 500 vitórias e assumindo a liderança isolada no Grupo D do Mundial. Invicta há 31 jogos, a seleção brasileira volta à quadra para enfrentar o Japão nesta terça-feira, às 19h30, de Brasília,O time depende apenas de si para se classificar às quartas de final. Basta vencer os asiáticos e garantir o primeiro lugar da chave.
Últimas notícias

Advogada arapiraquense representa o interior de Alagoas na Maratona de Boston

Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 8 bilhões do INSS e cobra responsabilização do governo Lula

Homem condenado por tráfico de drogas é preso no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Homem é preso por agarrar helicóptero para 'pegar carona' no Quênia

Filho é preso por obrigar mãe a ter relações sexuais com ele e agredi-la com vassoura e tampa de panela

Jogo educativo no Minecraft promove conscientização ambiental
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
