Presidio do Ceará zera rebeliões, fugas e mortes com projetos de futebol
Os dias no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), em Itaitinga, no interior do Ceará, mudaram após projetos ligados ao futebol. O projeto inclui costura de bolas e uniformes esportivos, torneios, estudo e cultura. Desde novembro de 2016, não foi registrada nenhuma rebelião, fuga ou morte. Já os três presídios vizinhos, na cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, somam cinco fugas até junho deste ano.
São atividades que ajudam todos eles a ocupar o tempo, buscando a verdadeira ressocialização. Entre eles está Cláudio Aritana, que chegou a fazer parte da escolinha e, também, treinou entre os profissionais do Ferroviário, tradicional equipe da primeira divisão cearense. Ele está preso por Extorsão e Estelionato, e já cumpriu oito anos de cadeia, de uma pena de 17. Casado e pai de duas filhas, Aritana é um dos coordenadores do Projeto "Pincéis e Cores", do Cepis. Eles fazem pintura em telas e telhas e artesanatos.
Como funciona
Na questão dos torneios, os detentos foram divididos em 36 times de cinco atletas. Os jogos são na terça e na quinta pela manhã. s equipes representam as 180 celas de nove pavilhões. Além dos presos que praticam futebol, outros se dedicam à costura de bolas e à fabricação de uniformes. Assim, há remuneração aos detentos e redução do tempo de prisão. O projeto "Mãos livres" produz 200 bolas por mês com destino a escolas.
Fábricas
Além disso, o Cepis tem duas fábricas com o trabalho dos presos, que tentam a ressocialização por esse meio. Uma delas da D’Noite, de roupas de dormir, e a outra da Siker, principal fornecedora de material esportivodo estado. São sete mil peças por mês, com trabalho de 40 horas semanais, de segunda a sexta. Eles recebem 70% do salário mínimo (R$ 702). Por três dias trabalhados, um a menos de pena. Para o supervisor da equipe, o salário é de R$ 937. Além disso, os detentos tomam banho de sol e recebem visita dos familiares no fim de semana.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
