Esportes Brasil

Injúria racial: Torcedor do Botafogo ofende familiares de Vinicius Júnior do Flamengo

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 17/08/2017 17h05
Injúria racial: Torcedor do Botafogo ofende familiares de Vinicius Júnior do Flamengo
Torcedor do Botafogo ofende todos de Vinicius Júnior, do Flamengo - Foto: Reprodução

O empate sem gols entre Botafogo e Flamengo, no Engenhão, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, ficou marcado não só pelo que ocorreu em campo. A acusação de discriminação racial por parte de um torcedor botafoguense conmtra parentes do meia-atacante Vinícius Júnior, do Flamengo, qchamou a atenção. A atitude foi condenada  pela direção do Botafogo RJ e jogadores do clube.

O torcedor André Luis Moreira dos Santos acompanhava a partida no Setor Leste Inferior, quando fez ofensas a tios do jogador do Flamengo Vinícius Júnior. O acusado fazia sinais apontando para o braço e gritava "tudo macaco". Os familiares do jogador estavam em um camarote no Setor Leste. Perto do local, dirigentes rubro-negros acompanharam a cena. 

O torcedor foi reconhecido pelas vítimas e encaminhado por policias do Gepe para o Juizado Especial Criminal (Jecrim) do estádio. Lá, ficou se lamentando "vocês vão f**** minha vida". O botafoguense deixou o estádio por volta de 4h da madrugada. Ele foi encaminhado à Cidade da Polícia.  O ato foi recriminado pelos próprios torcedores do Botafogo presentes na Leste Inferior, que cobraram o torcedor responsável pelas injúrias raciais. 

O depoimento

André Luis Moreira dos Santos responderá em liberdade provisória à acusação de injúria racial a familiares de Vinicius Junior, durante o jogo entre Botafogo e Flamengo, na noite desta quarta-feira no Estádio Nilton Santos, informou o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar de vídeos mostrarem o homem apontando para a pele e relatos darem conta de que ele gritava "tudo macaco" em direção ao camarote onde estavam os familiares do atacante, o torcedor não admitiu a acusação, alegando que batia no braço para mostrar que tinha sangue do time.

Medidas cautelares

O juiz Luiz Alfredo Carvalho Júnior, que estava de plantão no Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos na noite de quarta-feira, decidiu pela liberdade provisória do acusado, mas decretou o cumprimento de medidas cautelares.

Dentre as quais, o acusado deverá se apresentar a uma delegacia em todos os jogos do Botafogo, durante o curso do processo e não poderá se ausentar do estado durante a tramitação do processo. Segundo o juiz responsável pelo caso, o processo vai tramitar em segredo de Justiça.