Melhor do mundo em 1995, ex-jogador do Milan assume presidência da Libéria
Melhor jogador do mundo em 1995 quando atuava pelo Milan, George Weah tomou posse como novo presidente da Libéria nesta segunda-feira. O ex-jogador prestou juramento diante de milhares de partidários, na primeira transferência de poderes entre dois mandatários eleitos no país africano desde 1944.
Segundo a "AFP", Weah fez o juramento no maior estádio da Monróvia, diante do presidente da Suprema Corte, Francis Korkpor. Vice-presidente eleita, Jewel Howard-Taylor também fez seu pronunciamento.
Weah terá dura missão à frente da Libéria. Por 15 anos (1997 a 2003), o país sofreu com guerras civis, que deixaram cerca de 250 mil mortos.
- Passei muitos anos da minha vida nos estádios, mas o que sinto hoje é incomparável. Unidos, temos a certeza de alcançar o sucesso como uma nação. Divididos, temos a certeza do fracasso.
Aos 51 anos, Weah assume o posto no lugar de Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher eleita chefe de estado na África em 2005. Ela deixa o cargo após ficar dois mandatos seguidos de seis anos cada no poder e conseguiu manter o país longe das guerras. Contudo, a pobreza extrema espalhou-se pela Libéria, um dos piores Estados do mundo em termos de saúde, educação e desenvolvimento.
É a segunda vez que o ex-jogador tenta ser presidente da Libéria. Em 2005, ele foi derrotado pela própria Ellen Johnson Sirleaf, atual governante máxima do país. Ela foi a primeira mulher eleita chefe de Estado na África e foi prêmio Nobel da Paz em 2011. Mas não pôde concorrer ao terceiro mandato.
A carreira
Weah começou a carreira em 1985, atuando pelo Mighty Barrolle, da Libéria. Jogou ainda pelo Invincible Eleven, também do país, e Tonnerre Yaoundé, de Camarões.
Depois, a carreira deslanchou de vez. Atuou pelo Monaco, PSG e Milan, onde teve sua melhor passagem e foi o melhor do mundo em 1995. Passou ainda por Chelsea, Manchester City, Olympique de Marselha e Al-Jazira, dos Emirados Árabes, onde encerrou a carreira em 2003.
Últimas notícias
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Alpargatas caem na bolsa em meio à polêmica política
Justiça mantém prisão de Kel Ferreti após audiência de custódia em Maceió
Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
