Futebol

Com bons trabalhos em Alagoas, Bira Veiga fatura mais um título invicto com o F.C Kariya no Japão

Por Jânio Barbosa com Futebol Interior 03/04/2018 15h03
Com bons trabalhos em Alagoas, Bira Veiga fatura mais um título invicto com o F.C Kariya no Japão
Bira Veiga trabalhou em vários clubes de Alagoas - Foto: Reprodução/Internet.

A história do técnico Bira Veiga, natural de Porto Alegre-RS, e que hoje vive e trabalha no exterior é rica de conquistas e o treinador brasileiro fez questão de acrescentar mais um capítulo dourado. Ele levou o F.C Kariya ao segundo título invicto no Japão. A conquista desta vez foi contra o Nagoya S.C. O triunfo, por 2 a 0, garantiu aos comandados de Bira Veiga o título do Estadual da Província de Aichi Ken, campeonato que vale como "esquenta" da Copa Imperador.

Além da volta olímpica, Bira Veiga garantiu o F.C Kariya na disputa por uma vaga na Copa Imperador. O F.C Kariya vai encarar o campeão de outro estado em 27 de abril. O vencedor terá vaga garantida na Copa Imperador.

"Quero agradecer toda a minha comissão técnica, meu auxiliar Ryo Izuka, o preparador físico William Schimt, além dos intérpretes Carlos Asakura e Kan Hase e o auxiliar Everton Luz. Sou grato a todos. Também deixo meu agradecimento aos dirigentes e jogadores. Juntos somos mais fortes. Mais uma conquista. Seguimos em frente. O trabalho vem sendo bem feito", disse ele ao site Grande Área.

Antes do Estadual da Província de Aichi Ken, Bira Veiga já havia sido campeão na Copa Kariya Mayor Cup ao vencer, na prorrogação, o SCK Club.

Estrela no exterior!
Todas as vezes que Bira Veiga saiu do país, seja como atleta, ou como técnico, ele teve conquistas. No Peru, como atleta, foi campeão com o Universitário, de Lima. Já como treinador, foi campeão no Uzbequistão dirigindo o tradicional Pakhtakor, além de comandar a seleção do Uzbequistão, onde chegou à semifinal da 13ª Copa Asiática e, nas Eliminatórias para Copa do Mundo de 1998, teve um aproveitamento de 60%.

Seu último trabalho foi na Bolívia, no Destroyers ao longo de dois anos. Lá, ele entrou para história do clube ao ficar um ano e um mês sem perder. Foram 46 jogos de invencibilidade, além de títulos como Subcampeão de 2015/2016, campeão Estadual 2016/2017, campeão da Copa da Bolívia 2017 e vice-campeão Nacional B que garantiu o acesso para Liga A. Além desse sucesso todo que o treinador teve nos clubes e seleção fora do seu país, Bira Veiga também dirigiu o Mapau SC, de Trinidad & Tabago.

Já em Alagoas trabalhou em diversos clubes, como: CSA, Corinthians Alagoano, CRB, ASA, Coruripe, Ipanema, Santa Rita.