Clubes brasileiros podem ter se tornado vítimas de golpe com criptomoedas

Os clubes de futebol Corinthians e Atlético Paranaense podem ser vítimas de um golpe envolvendo criptomoedas falsas, afirma o Guia do Bitcoin. De acordo com o site, o golpe é bizarro, se valendo de "audácia e amadorismo por detrás das ações aliados à ingenuidade e irresponsabilidade das vítimas".
Sexta-feira passada (29), o Atlético Paranaense anunciou uma parceria com a empresa Inoovi, supostamente sediada em Hong Kong, na China. Em comunicado para a imprensa, a Inoovi "auxilia empresas ou indivíduos em todo o mundo a criar seu próprio dinheiro virtual". Além disso, a empresa chinesa possui uma criptomoeda chamada "IVI", desenvolvida exclusivamente para o mundo esportivo — e, no final das contas, a ideia é que essa criptomoeda possa ser usada para pagar até o salário de jogadores. Segundo a Inoovi, o Corinthians também fechou uma parceria e está adquirindo essas moedas digitais.
Na semana passada, o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mário Celso Petraglia, comentou o seguinte sobre essa empresa: "É um negócio grandioso, novo e moderno que entra no esporte mundial. Foram escolhidos pela Inoovi os principais clubes do mundo para essa inovação, e o Clube Atlético Paranaense está entre eles. É um dia muito importante e de bastante satisfação para todos nós. Faz parte de nossa história promovermos esse tipo de inovação".
Não foi nem bem elaborado
A Inoovi, que ainda não se manifestou, pode ser encontrada via website e perfil no Facebook. Ambos com identidade visual amadora, mal desenvolvidos e com comunicação falha.
A empresa promete que a criptomoeda IVI e seu token ERC-20 serão usados em todo o mundo envolvendo o pagamento de salários e até transferências de atletas com fama internacional. "Chega a ser difícil escolher por onde começar a falar das inúmeras bandeiras vermelhas que surgem", nota o Guia do Bitcoin.
"O token IVI se aparenta como 'o novo Bitcoin', o 'primeiro e único Bitcoin utilizado para transferências de jogadores de futebol'. Tais afirmações são de uma infelicidade ímpar. O Bitcoin é uma moeda digital revolucionária, nascida em 2008/9, com um time de desenvolvimento de experts em codificação computacional, milhões de usuários e entusiastas, ampla publicidade e reconhecimento mundial, com mais de cem bilhões de dólares de capitalização de mercado hoje, mesmo estando atualmente em relativa baixa à luz de outros momentos de sua história estrondosa de sucesso. Compare isso com o 'milagroso' token da Inoovi Ltd que tem quatro meses de vida, e um site suspeitíssimo". Primeira bandeira vermelha levantada pelo site.
O foco no mercado brasileiro também chama a atenção: na página de pagamentos, a empresa internacional exige o CPF do comprador das moedas, um documento que só os cidadãos brasileiros possuem. Segunda bandeira vermelha.
Whitepaper
A terceira bandeira vermelha está no whitepaper. Caso você não saiba, whitepaper é um documento ou página web que informa qual os ideiais, os problemas a serem resolvidos e um guia para a empresa ou organização. O whitepaper da Inoovi é um desastre: "uma peça dantesca de propaganda de péssimo gosto", realça o Guia do Bitcoin.
"Não há qualquer fundamento técnico no material, como é de praxe em whitepapers de moedas sérias. Há uma quase infinita quantidade de erros de português no documento e o foco é unicamente a venda dos tokens a qualquer custo, inclusive mediante promessas fantasiosas", notam.
A Inoovi "é absolutamente desonesta com seu público. Não explica a tecnologia da blockchain. Não explica os riscos do mercado de criptomoedas. Despreza e minimiza o Bitcoin e demais Criptomoedas que, por sinal, existem a mais tempo do que a “ivi” e possuem muito maior valor, liquidez e capitalização de mercado. Enche os olhos dos desinformados com promessas extravagantes e irreais intercaladas o tempo todo no site com anúncios do tipo Comprar IVI – Clique aqui", afirma o Guia.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
