Lava Jato encontra primeiro caso de lavagem de dinheiro com bitcoin

As criptomoedas podem ter sido usadas para lavagem de dinheiro pela primeira vez no Brasil. Investigadores da Operação Lava-Jato no Rio de Janeiro identificaram o uso de bitcoins em um esquema de superfaturamento no fornecimento de pães para as cadeias do Rio de Janeiro.
As investigações fazem parte da operação Pão Nosso, que foi deflagrada nesta terça-feira (13), no Rio de Janeiro, e estuda desvio de ao menos R$ 44 milhões em contratos de fornecimento de pães para o sistema penitenciário do estado. A Receita Federal acredita que ao menos quatro operações no valor total de R$ 300 mil usando bitcoins fazem parte do esquema.
O esquema ainda está sendo estudado, mas a Receita Federal acredita que ele pode ter sido feito como uma espécie de teste. Como criptomoedas não são reguladas em nenhum lugar do mundo, os participantes do golpe usaram bitcoins para enviar dinheiro para o exterior driblando a fiscalização dentro do Brasil.
"Palavras como doleiros, contratos com governo, laranja e lavagem de dinheiro são comuns nessa operação. O que nos chamou a atenção com relação a essa operação é que pela primeira vez aparecem operações envolvendo bitcoin. Isso realmente é uma novidade. As pessoas estão tentando sofisticar de alguma forma, talvez tentando voar abaixo do radar da Receita Federal, do Banco Central e do Coaf," explicou Luiz Henrique Casemiro, superintendente-adjunto da 7ª Região Fiscal da Receita Federal.
Veja também
Últimas notícias

Em rede nacional, Lula chama aliados de Trump de “traidores” e nega práticas desleais

Vereador Bero do Jardim é encontrado morto horas após assassinato em via pública

Prefeita Ceci acompanha início da Operação Tapa-Buraco em Atalaia

Doou dinheiro para motorista que forjou sequestro? Polícia orienta o que fazer

Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
