Flamengo vence Chelsea de virada e lidera Grupo D na Copa do Mundo de Clubes
Rubro-Negro chega a 6 pontos e é líder isolado do grupo D
O pugilista Rocky Balboa, personagem de Silvester Stallone, consagrado no filme ambientado no estado Pensilvânia, local do jogo, nos Estados Unidos, tinha uma máxima:
"Não importa como você bate e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando; o quanto pode suportar e seguir em frente". É assim que se ganha.
Assim foi o Flamengo de Filipe Luís na vitória de virada por 3 x 1 contra o Chelsea, no Lincoln Financial Field, pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, na tarde desta sexta-feira (20).
Quando Wesley falhou no gol de Pedro Neto, o time não aceitou o nocaute. Levantou-se e acertou dois golpes letais. Bruno Henrique desencantou depois de 16 jogos e Danilo atendeu a voz da nação. Aos gritos de "Vamos virar, Mengo", ele e o garoto Wallace Yan decretaram o placar final.
O Flamengo lidera o Grupo D com seis pontos e encaminha a classificação para as oitavas de final. Primeiro ou segundo lugar, vai depender do desempenho contra o Los Angeles FC na terça-feira, em Orlando. O adversário ainda entrará em campo nesta terça contra o Espérance.
O Chelsea enfrentará o time da Tunísia no confronto da próxima semana.
Mudanças
Filipe Luís mexeu em três posições em relação à vitória por 2 x 0 contra o Espérance. Wesley entrou no lugar de Varela. Danilo assumiu a posição de Léo Ortiz. No ataque, Pedro saiu para a entrada de Plata.
A estratégia era dar mobilidade ao time e explorar o entrosamento de Wesley e Gerson pela direita. Ficou a impressão de que a escalação da cria rubro-negra em vez do uruguaio também foi mercadológica. A janela europeia de transferências está aberta e o clube deseja fazer caixa com o selecionável de 21 anos.
Em contrapartida, o Chelsea tentava blindar os dois lados do campo com trincas de marcação. Cucurella, Enzo Fernández e Pedro Neto cercavam Wesley. Do outro lado, Malo Gusto, Reece James e Cole Palmer intimidaram Ayrton Lucas.
Chalobah, Moisés Caicedo e Colwill formavam um cinturão na frente da área e deixavam Liam Delap na frente para explorar os erros de passe e a bola longa.
O jogo
O Flamengo tentou se impor nos primeiros minutos, mas as melhores oportunidades foram do Chelsea. O time londrino aproveitava os avanços rubro-negros para esticar bolas nas costas da defesa brasileira. O argentino Enzo Fernández deixou Delap em condição de abrir o placar. O inglês finalizou de direita e o goleiro Rossi evitou.
As boas tramas do Flamengo esbarravam nos erros de passe e no mapeamento tático do Chelsea. A equipe de Maresca encurtava o campo e se antecipava ao destino da bola. Os campeões da Conference League abrem o placar em um erro iniciado no campo de ataque.
Arrascaeta cobra uma falta, Léo Pereira toca de cabeça, mas o Chelsea retoma a posse. Wesley falha depois de uma troca de passe com Pulgar e o português Pedro Neto invade a área sozinho para tocar na saída do goleiro Rossi e abrir o placar.
O gol entregou o controle do jogo ao Chelsea. O Flamengo teve pico de 65% da posse da bola, mas não conseguia impor o toque de bola e envolver o adversário em um duelo de campo reduzido. A melhor oportunidade nasceu em uma cobrança de escanteio. Arrascaeta buscou Gerson, o meia finalizou e viu o defensor Colwill salvar os Blues em cima da linha.
O Chelsea voltou mais perigoso para a etapa final e houve um fogo cruzado entre os dois times. Gerson recebeu a bola na grande área e finalizou. A bola desviou em Reece James e sobrou para Gonzalo Plata. O equatoriano tentou finalizar e a bola foi para fora.
Os ingleses responderam com bola esticada pelo goleiro Robert Sánchez. Léo Pereira quase fez contra.
Filipe Luís decidiu trocar Arrascaeta por Bruno Henrique e o atacante desencantou. Ele não marcava havia 16 partidas e começou a mudar a história da partida Gerson cruzou para a área, Plata ajeitou de cabeça e Bruno Henrique transformou a atmosfera do Lincoln Financial Field em Maracanã aos 16 minutos.
Aos gritos de “vamos virar, Mengo”, Danilo atendeu ao pedido aos 19. Pulgar cobrou escanteio, Bruno Henrique ajeitou e o zagueiro completou para o fundo da rede. Virou puro êxtase quando Nicolas Jackson recebeu cartão vermelho depois de cometer falta duríssima no lateral-esquerdo Ayrton Lucas.
Era questão de tempo para o terceiro. A bola caiu no pé do menino no Ninho Wallace Yan depois do passe de Gonzalo Plata e a torcida do Chelsea começou a deixar o Lincoln Financial Field mais cedo do outro lado do campo diante da imponente vitória do Flamengo.
Ficha técnica
Flamengo (4-2-3-1) Rossi;Wesley (Varela), Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas;Erick Pulgar e Jorginho;Gerson (Wallace Yan), Arrascaeta (Bruno Henrique) e Luiz Araújo;Gonzalo PlataTécnico: Filipe Luís
Chelsea (3-5-2) Robert Sánchez;Reece James (Lavia), Chalobah e Cowill;Gusto, Enzo Fernández (Guiu), Caicedo e Cucurella;Palmer (Madueke), Delap (Nicolas Jackson) e Pedro NetoTécnico: Enzo Maresca
Gols: Pedro Neto, aos 12 minutos do primeiro tempo. Bruno Henrique, aos 12, Danilo, aos 19, e Wallace Yan, aos 38 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Pulgar, Gerson, Plata, Luiz Araújo, Moisés Caicedo, Pedro Neto e Delap
Cartão vermelho: Nicolas Jackson
Público: 54.019 pagantes
Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
