SSP debate segurança das semifinais do Alagoano e sugere remarcação do Clássico das Multidões
Nova data será decidida em reunião entre clubes e Federação Alagoana de Futebol
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), os presidentes Robson Rodas, do Centro Sportivo Alagoano (CSA), Mário Marroquim, do Clube de Regatas Brasil (CRB), e o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó, para discutir o planejamento de segurança do primeiro jogo das semifinais do Campeonato Alagoano 2026, inicialmente previsto para o próximo sábado (14), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Durante a reunião, o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, antecipou aos clubes que, em razão do início dos festejos de Carnaval, que começam na sexta-feira (13) e seguem até a Quarta-feira de Cinzas (18), todo o efetivo da Polícia Militar de Alagoas estará empregado em operações de segurança em todas as regiões do estado, o que inviabiliza o atendimento ao clássico na data inicialmente prevista.
.jpeg)
“O Carnaval é um dos períodos mais sensíveis do calendário operacional da segurança pública. Todo o nosso efetivo estará direcionado para garantir a tranquilidade da população em todo o estado. Não podemos correr o risco de fragilizar esse planejamento deslocando policiais para um evento esportivo de grande porte”, destacou o secretário Flávio Saraiva.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, destacou a preocupação com o impacto que o deslocamento de parte do efetivo poderia causar na segurança da população. Segundo ele, foram apresentadas alternativas de datas para a realização da partida, sem comprometer a cobertura policial durante o Carnaval.
“Um clássico como esse exige um grande aparato policial, principalmente fora do estádio. Nosso compromisso é com a preservação da ordem pública em todo o estado. Por isso, a sugestão é que o jogo seja remarcado para uma data em que possamos garantir segurança plena para torcedores, clubes e para a população em geral”, afirmou o comandante-geral.

Durante o encontro, os comandantes do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Henrique Jatobá, e do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Hiraque Agnnes, detalharam a estratégia tradicionalmente empregada no Clássico das Multidões. Ambos ressaltaram que a maior parte das ocorrências costuma acontecer no entorno do estádio, o que demanda um efetivo ainda mais robusto para cobrir pontos sensíveis e possíveis focos de conflito.
O secretário Flávio Saraiva também lembrou que, no último clássico entre CSA e CRB, o trabalho integrado de inteligência foi decisivo para evitar episódios de violência. “Nossas equipes de inteligência identificaram riscos concretos de ataques e confrontos, que foram neutralizados antes mesmo de acontecerem. Esse é um trabalho silencioso, técnico e fundamental que exige estrutura, planejamento e efetivo disponível”, pontuou o secretário.
Participaram ainda da reunião os secretários executivos da SSP, coronel Jairison Melo e coronel Patrick Madeiro; o titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), delegado Igor Diego; os chefes da Inteligência Integrada da SSP, delegado Gustavo Henrique e major Nivaldo Sampaio; o comandante do CPRZN (Comando de Policiamento Regional da Zona Norte), coronel Marlon Araújo; o diretor de Inteligência da PM, tenente-coronel Thiago Duarte; e o oficial de operações do Comando de Missões Especiais (CME), major Heytor Bispo.
Ao final do encontro, ficou definido que a nova data da partida será discutida e deliberada em reunião entre os clubes e a Federação Alagoana de Futebol, levando em consideração as orientações técnicas apresentadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Últimas notícias
Acusado de cometer importunação sexual, ministro do STJ escreve carta a colegas
Pilar se consolida como referência nacional em educação e inspira Maceió a implantar modelo de escola bilíngue
Caminhão tomba no Trevo de Olho d’Água das Flores e provoca lentidão na AL-220
Vítima de atentado em Palmeira dos Índios não resiste e morre após dias internado
Suspeito de liderar Comando Vermelho na Rota dos Milagres morre em confronto com a polícia
Cerca de 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido nos bancos; veja como buscar os recursos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
