Alagoas

Governo de Alagoas inaugura telecentro em Craíbas

Acesso gratuito &agrave; internet e a&ccedil;&otilde;es de inclus&atilde;o digital v&atilde;o beneficiar 300 fam&iacute;lias de imediato<br />

Por Assessoria 13/10/2011 22h10
O governador Teotonio Vilela Filho viaja nesta sexta-feira (14) ao município de Craíbas, onde será inaugurado mais um telecentro do DigitaAlagoas, programa de inclusão digital coordenado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec). A população poderá usufruir de internet gratuita a partir da próxima terça-feira (18), nos horários de 08h às 11h e de 13h às 17h.

O telecentro vai funcionar no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e deve beneficiar de imediato 300 famílias cadastradas no projeto ‘Eu Vivo Esporte’, que também será iniciado nesta sexta. O projeto da Prefeitura Municipal de Craíbas conta com a parceria do Ministério do Esporte, da Fundação Teotônio Vilela, da Vivo Comunicações e da Minas Tênis Club.

“Estamos preparando um cronograma especial para atender as famílias do Eu Vivo Esporte com curso básico de informática. A ideia é preencher o horário da manhã com os cursos e deixar as tardes livres para quem quiser acessar a internet”, explica o gerente de tecnologia da prefeitura de Craíbas, Alex Rubens.

Segundo a subsecretária de Assistência Social de Craíbas, Nadja Maria Soares, o município inaugura, também na sexta, a Escola em Tempo Integral e o prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que foi reformado. As inaugurações acontecem a partir das 10h.

Digitalagoas

O telecentro de Craíbas é um dos 50 do programa Digitalagoas, no qual o Governo do Estado investiu R$1,5 milhão por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Segundo o diretor-presidente do Itec, Nelson Menezes, 24 entidades foram selecionadas na primeira etapa e já receberam os equipamentos. Na segunda etapa, foram selecionadas mais 26 instituições, que estão em fase de adequação de local para a instalação dos telecentros.

Os municípios contemplados foram Olivença, Igaci, Palestina, Quebrangulo, Estrela de Alagoas, Piaçabuçu, Coruripe, Água Branca, Pão de Açucar, Paripueira, Major Isidoro, Cacimbinhas, São Luiz do Quitunde, Maceió, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Santana do Ipanema, Messias, Penedo, Passo de Camaragibe, Capela, Porto Real do Colégio, Monteirópolis, Cajueiro, Feira Grande, Pilar, Porto Calvo e Palmeira dos Índios.

Cada telecentro conta com dez computadores, servidor, impressora, mesas, cadeiras e armário. Qualquer pessoa pode ter acesso aos computadores para fazer pesquisas, navegar na internet, interagir em redes sociais e participar dos cursos de informática. O Itec irá acompanhar todos os telecentros por meio do software de gerenciamento desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp), que gerencia 600 telecentros por meio do programa Acessa São Paulo.