Alagoas
Homenagens e muita emoção marcam entrega da Medalha Ufal 50 Anos
24/10/2011 17h05
Lançamento, exposição, homenagens e muita emoção marcaram a sessão solene da Medalha do Mérito Universitário “Ufal 50 Anos”, na noite do último domingo, dia 23, no lotado auditório térreo do Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. A abertura teve como atração artístico-cultural o Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), sob a regência do maestro Gustavo Campos. Participaram da sessão solene o Conselho Universitário (Consuni) e Conselho de Curadores (Cura).
Presidida pela reitora Ana Dayse Rezende Dorea, a sessão solene de comemoração ao Jubileu de Ouro da instituição concedeu a Medalha do Mérito Universitário àqueles que se destacaram no exercício de suas atividades, contribuindo de forma significativa na estruturação, funcionamento e projeção da Universidade Federal de Alagoas ao longo dos 50 anos de sua existência.
“Esse momento histórico de comemoração de uma senhora cinquentona e belíssima, que é a Ufal, é de muita emoção! Sabemos o quanto a instituição representa para a sociedade alagoana e sua importância para o desenvolvimento para o Estado de Alagoas. Durante esses 50 anos, a Ufal formou quase 40 mil alunos e alunas e estão matriculados em seus três campi atualmente 26 mil estudantes em 86 cursos de graduação e em 30 cursos de pós-graduação, aliados aos 1.400 docentes e mais de 1.500 servidores técnicos-adminsitrativos”, destacou Ana Dayse.
Falando também do que sempre representou a concessão de medalhas para a humanidade, a reitora enfatizou os desafios enfrentados para fazer a Ufal crescer, destacando a expansão e a interiorização. Fez um agradecimento aos três segmentos universitários (docentes, técnicos-administrativos e alunos), ao trabalho da comissão organizadora do Jubileu de Ouro e ao valioso trabalho do professor Élcio Verçosa e da produtora cultural Simone Cavalcante na elaboração de um documento retratando a trajetória histórica da Ufal.
“Faço um agradecimento especial à equipe que me acompanhou durante esses os oito anos de gestão à frente da maior instituição pública de ensino superior do Estado e a todos que contribuíram e contribuem com o fortalecimento e história da Ufal”, ressaltou a reitora, que também teve seu trabalho enaltecido pelo secretário de Educação de Maceió, Thomás Beltrão, pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, e pelo reitor eleito Eurico Lôbo, que na oportunidade ressaltou a importância da Ufal para Alagoas.
Lançamento
A história da instituição ao longo de sua existência resultou na confecção do livro “Ufal 50 Anos”, organizado pelo professor Élcio Verçosa e pela produtora cultural Simone Cavalcante e editado pela Editora Universitária (Edufal), marcando o início das homenagens do Jubileu de Ouro. “Trabalhamos durante um ano e meio para a elaboração de um documento que retrate os 50 anos de existência da Ufal, o que foi para nós, organizadores, um desafio”, enfatizou Élcio Verçosa, ao apresentar o livro comemorativo, ao tempo em que agradeceu à reitora Ana Dayse a confiança depositada ao trabalho para o resgate histórico da instituição.
Homenagens
Bastante prestigiada pela comunidade acadêmica, representantes governamentais, familiares dos 50 homenageados e sociedade em geral, a sessão solene foi dividida em quatro blocos: representantes dos fundadores da Ufal; dirigentes institucionais universitários; parceiros e instituições parceiras na construção da cultura, na divulgação e disseminação das atividades universitárias; alunos, servidores técnicos-administrativos e professores que, através de sua atuação, promoveram o crescimento da educação superior, contribuindo para a credibilidade institucional num processo contínuo de educação para a cidadania e luta pelos ideais.
Foi concedida a Medalha do Mérito Universitário aos seguintes representantes e fundadores da Ufal: in memoriam (Anphilófio Jayme de Altavila, Abelardo Duarte, Milton Gonçalves Ferreira e Teófanes Augusto de Araújo Barros), Jalbas Tavares Lira, fundador da Escola de Engenharia de Alagoas, e Renato Gama Vieira da Silva, fundador da Faculdade de Odontologia. A primeira secretária da Ufal Noemi de Lemos Vasconcelos, presente à solenidade, também recebeu a Medalha do Mérito Universitário.
Como dirigentes institucionais, foram homenageados os oito reitores da Ufal, estando na oportunidade os reitores honorários Fernando Gama, Delza Leite Góes Gitai, e Rogério Pinheiro. Receberam a Medalha do Mérito Universitário familiares dos reitores Aristóteles Calazans Simões, Nabuco Lopes Tavares da Costa Santos e João Ferreira Azevedo. A reitora Ana Dayse também recebeu a Medalha do Mérito Universitário. Os estudantes Gastone Beltrão, Dalmo Lins e Manoel Lisboa, assassinados durante a ditadura militar, também foram homenageados, assim como alunos do Campus do Sertão e o professor Thiago Barros, do Campus Arapiraca.
Bastante aplaudido, o técnico-administrativo José Ulisses Filho também recebeu a Medalha do Mérito Universitário “Ufal 50 Anos” pelo empenho e dedicação diários para o dinamismo das ações acadêmicas da Ufal. O professor Fábio Marroquim, bastante emocionado, fez o discurso de agradecimento representando todos os homenageados. As comemorações do Jubileu de Ouro da Ufal integram a programação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que tem instalada uma exposição com a retrospectiva histórica da maior e mais antiga instituição de ensino superior do Estado.
Últimas notícias
Girau para Cristo
Dia do Evangélico é celebrado com fé, música e pregações em Girau do Ponciano
MÚSICA
Bosque das Arapiracas recebe, nesta segunda (1º), show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
no sertão
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Investigação
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
FESTA CRISTÃ
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Educação
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
cultura
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Caso Alan Carlos
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Acidente
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
União dos Palmares
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
violência
