Alagoas

Belgas conhecem projetos sociais da Cooperativa Pindorama

Por Assessoria 27/10/2011 11h11

O presidente mundial da BMS – Micro Nutrientes, sediada na Bélgica, fez questão de conhecer, durante visita a Alagoas, realizada nessa terça-feira, 25, a sede de Pindorama, em Coruripe. O empresário Pierre de Porter queria ver de perto, além das indústrias, os projetos sociais e ambientais que transformaram a Cooperativa num modelo de cooperativismo para o Brasil.

Acompanhado por Alexandre Bosco, presidente da BMS Brasil e outros diretores do grupo, Pierre de Porter, foi recebido pelo presidente da cooperativa, Klécio dos Santos e pela Alda Júlia Calheiros Santos, superintendente do Centro de Treinamento Rural (Cetrup), responsável pelos projetos sociais de Pindorama.

Os visitantes conheceram o Cetrup, instalações da usina de cana-de-açúcar, a fábrica de sucos e de derivados de coco e degustaram vários produtos, além de conhecer os projetos sociais da Cooperativa Pindorama, desenvolvidos na sua área de atuação, que abrande os município de Coruripe, Feliz Deserto e Penedo.

A superintendente do Cetrup, Alda Júlia Santos, aproveitou para apresentar alguns projetos de incentivo ao cooperativismo e de inclusão produtiva, a  exemplo da estação digital, memorial René Bertholet, oficina de leitura e horta como ocupação de trabalho de geração e renda.
“Tudo que projetamos no Cetrup é visando o próprio cooperado. Os produtos da horta são vendidos na feira da Pindorama, o valor é dividido entre os envolvidos do projeto, a outra parte contempla a manutenção da horta”, explicou Alda.

Klécio dos Santos apresentou um vídeo institucional da cooperativa aos visitantes e falou sobre a missão de Pindorama: "todo o nosso trabalho visa o bem comum. Em Pindorama todos participam da evolução da cooperativa e por isso precisamos investir sempre em novas tecnologias, buscando a melhoria dos resultados. Pindorama precisa estar um passo a frente, superando desafios e crescendo sempre com o objetivo de garantir uma vida cada vez mais digna aos seus mais de 1,1 mil cooperados e a uma comunidade de mais de 30 mil pessoas que hoje dependem de nossa cooperativa", enfatizou.

Retribuição
De acordo com Klécio Santos, a comitiva vinda da Bélgica retribuiu a visita feita por cerca de 30 empresários do setor sucroalcooleiro dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, realizada no mês de agosto.
 
“Realizamos visita técnica à empresa para verificar os produtos que são referência mundial em fertilizantes. Buscamos os melhores produtos para oferece garantia e segurança no processo de produção até o consumidor final”, garantiu o presidente da Cooperativa Pindorama.
Alexandre Bosco anunciou a doação de uma bolsa de estudo a um cooperado para passar 6 meses na Bélgica estudando a técnica da BMS. O colaborador será selecionado pela presidência da Cooperativa.
 
A empresa
A BMS Micro Nutrientes do Brasil é uma empresa nacional fundada em 1996, que faz parte de um grupo de empresas atuantes em diversos países do mundo: França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Itália, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Rússia e Argentina. E tem como objetivo levar aos agricultores destes países a mais eficiente tecnologia em Nutrição de Plantas.
Os produtos BMS foram desenvolvidos a partir de conceitos científicos avançados e inovadores pelo notável químico Dr. Rudi Camerlinck, após quase uma década de pesquisas junto a FAO, em cooperação com a CTO Hoge School Gen Voskenslan, Gent, Bélgica - uma das mais respeitadas e conceituadas universidades européias.