Alagoas

Médico diz que Luciano precisa aprender a dialogar e olhar no olho do servidor

 Médicos denunciaram falta de medicamentos e estrutura por parte do município

03/11/2011 08h08
A presença de um grupo de médicos do PSF de Arapiraca durante a sessão da câmara municipal de Arapiraca, durante sessão ocorrida na última terça-feira (01), deixou a todos os vereadores e o público presente ao plenário da câmara, sensibilizados com a atual situação em que vive a saúde do município.

Cansados de esperarem uma proposta por parte do prefeito Luciano Barbosa, onde já se reuniram em uma primeira oportunidade e apresentaram suas reivindicações, e o prefeito prometeu um retorno em 15 dias e já se passaram quase trinta dias sem nenhuma posição, médicos usaram a tribuna da câmara, para explicar os vereadores o que se passa na saúde de Arapiraca, o médico Celso Marcos colocou durante suas palavras que o gestor do município não tem prioridade com a saúde dos Arapiraquenses.

Segundo Celso Marcos, os médicos do programa saúde da família sofrem com a falta de estrutura no sistema e existe um grande desgaste entre pacientes que buscam o atendimento, e não conseguem exames e tratamento específicos porque a prefeitura não disponibiliza esses serviços a todos, e isso piora o atendimento aos usuários que acabam sendo prejudicado e os pacientes retornam para as suas casas sem solução.

Os principais postos sofrem com a falta de medicamentos, e dificulta a vida dos profissionais que precisam alem de atender os pacientes ficarem cobrando medicamentos nos postos, para os médicos é inaceitável que um município vizinho tenha melhor condição do quer Arapiraca, destacou o médico Celso Marcos.

Outro problema levantado sobre a saúde de Arapiraca durante a tribuna livre foi que após a greve os hospitais do município estão sobrecarregados, o Hospital Regional chega a registrar por dia, mais de 500 atendimentos, algo impossível para qualquer profissional. Celso encerrou suas palavras colocando que o gestor precisa dialogar e olhar olho e não entrar pela portas dos fundos como prefeito da cidade faz há oito anos.

O médico Karlisson Valeriano cobrou dos vereadores a aprovação do plano de cargos e carreira dos servidores públicos de Arapiraca, onde segundo o mesmo a categoria espera há cerca de 12 anos, o projeto foi assinado e apresentado por Luciano Barbosa no dia 28 de outubro de 2010 mas até hoje não foi aprovado.

Para a surpresa dos médicos o vereador Moisés Machado informou que até hoje o projeto não chegou a câmara municipal, e que os servidores ficassem em alerta sobre isso, onde vários cobram dos vereadores a aprovação do plano de cargos e carreiras do servidores de Arapiraca, mas o projeto não saiu da prefeitura, para o vereador não passou de uma jogada política da época.

Uma das médicas do PSF sensibilizou os vereadores e o público ao colocar que pacientes estão morrendo por falta de medicação em Arapiraca, segundo ela em sua área faleceram quatro pessoas que possuíam problemas relacionados à hipertensão e diabetes, a falta de medicamento e a não presença dos médicos nesses postos elevam o risco de mortes desses pacientes, precisamos que essa casa veja isso e nos ajude a buscamos um entendimento com o prefeito da cidade.

A médica também colocou que recebeu a informação que enfermeiros estão prescrevendo medicamentos nos postos, colocando em risco a vida de pacientes é necessário que se fiscalize isso, pois muitos poderão morrer mediante uma medicação errada.

Os vereadores se comprometeram em buscar um dialogo com o prefeito Luciano Barbosa durante esta quinta-feira (03), além de realizarem uma visita aos postos de saúde do município para avaliar a real situação com a greve em movimento.