Polícia

Vitaminas do complexo B e ômega 3 não ajudam a prevenir o câncer

A pesquisa foi publicada na segunda-feira passada<br />

Por Do The New York Times 19/02/2012 08h08
Vitaminas do complexo B e ômega 3 não ajudam a prevenir o câncer
Um novo estudo examinando as vitaminas do complexo B e os ácidos graxos ômega 3 na prevenção contra o câncer não encontrou efeitos benéficos no uso das substâncias, mas a possibilidade de danos, ao menos para as mulheres.

No estudo de cinco anos controlado por placebo, pesquisadores franceses dividiram em quatro grupos 2.501 pessoas, com idades entre 45 e 80 anos, que haviam sobrevivido a doenças cardiovasculares. A pesquisa foi publicada na segunda-feira passada no periódico The Archives of Internal Medicine.

O primeiro grupo tomou diariamente suplementos de vitaminas B9, B6 e B12. O segundo grupo tomou dois tipos de ácidos graxos ômega 3 e o terceiro tomou vitaminas B6 e B12 e ômega 3. O quarto grupo recebeu um placebo.

Houve 174 casos de câncer primário entre os participantes, todos confirmados por exame anatomopatológico. Após levar em conta dezenas de outros fatores, os pesquisadores descobriram que as vitaminas do complexo B e os ácidos graxos ômega 3 não exerciam qualquer efeito nos homens. Contudo, houve um aumento na taxa de incidência de câncer e de mortalidade entre as mulheres que tomaram os suplementos de ômega 3.

Valentina A. Andreeva, pesquisadora de pós-doutorado em epidemiologia da Universidade de Paris e coordenadora do estudo, afirmou que foram encontrados apenas 29 casos de câncer nas mulheres, número insuficiente para que se extraiam conclusões gerais. Contudo, afirmou Andreeva, "estamos lidando com substâncias ativas que podem não exercer efeitos benéficos e podem gerar efeitos adversos, especialmente a longo prazo".