Brasil

Escola de samba campeã do RJ é conhecida na tarde de hoje

Transmiss&atilde;o da apura&ccedil;&atilde;o come&ccedil;a &agrave;s 15h45 pela Rede Globo<br />

22/02/2012 10h10
Escola de samba campeã do RJ é conhecida na tarde de hoje
Beija-Flor é uma das favoritas
A escola de samba campeã do carnaval 2012, no Rio, será conhecida nesta quarta-feira (22). Depois de muitas surpresas na Avenida, as agremiações vivem a expectativa de saber que notas receberam dos 40 jurados. A apuração será às 15h45, na Praça da Apoteose.

Segundo a Liesa, para cada quesito, serão validadas apenas três notas. A menor será descartada. Em caso de empate, o critério de desempate obedece à ordem inversa à de abertura para a leitura das notas.

Neste ano, duas escolas serão rebaixadas ao Grupo de Acesso A. O Desfile das Campeãs acontecerá no dia 25 de fevereiro (sábado).

Cada um dos dez quesitos (enredo, conjunto, alegorias e adereços, comissão de frente, samba-enredo, evolução, harmonia, bateria, mestre-sala e porta-bandeira e fantasias) tem quatro julgadores, sendo descartada a nota menor. Segundo a Liesa, as notas dadas vão de 9 a 10, com variação de décimos.

A ordem dos desfiles do Grupo Especial foi definida após um sorteio. A escola campeã do Grupo de Acesso A em 2011 abriu a primeira noite de apresentações, no domingo (19).

No dia 19 de fevereiro se apresentaram, pela ordem, Renascer de Jacarepaguá, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Porto da Pedra, Beija-Flor e Vila Isabel.

Já a São Clemente, União da Ilha, Salgueiro, Managueira, Unidos da Tijuca e Grande Rio desfilaram no dia 20 de fevereiro (segunda-feira).

A capacidade de público da nova Passarela do Samba aumentou para 72,5 mil lugares. A grande reforma pode ser resumida da seguinte forma: tudo que existe de um lado foi construído do outro, como se fosse um espelho, mas com algumas diferenças. Os camarotes ganharam varanda e ocupam dois andares em cada um dos quatro blocos de arquibancadas e frisas.

Obrigações

Cada escola teve que fazer a dispersão de suas alegorias no tempo máximo de duas horas e meia, contado a partir do término de seu desfile. Ainda de acordo com a Liesa, cada agremiação precisou desfilar com, no mínimo, 2,5 mil componentes, 70 baianas, 200 ritmistas, e cinco a oito carros alegóricos. O não cumprimento acarreta na penalização de 0,5 ponto para cada infração.

O regulamento autoriza o uso de carros acoplados. No entanto, segundo a Liesa, no caso de um deles se separar, fazendo com que seja desrespeitado o limite máximo de alegorias, a agremiação poderá ser punida.